Por: Tiago Reis

Livros que te ajudarão a investir melhor

Acredito que a leitura é fundamental para o aprendizado em qualquer área do conhecimento. Em se tratando de investimentos, não poderia ser diferente.

Infelizmente, como temos um mercado bastante imaturo e com poucos investidores, não existem muitos brasileiros que publicam livros sobre a filosofia de investimento dos maiores investidores do mundo: o value investing.

Isso acaba tornando escasso o conteúdo disponível para leitura em português, caso você seja um leitor que busca sempre novos conhecimentos. Por esse motivo, separei uma lista com alguns livros – disponíveis apenas em inglês – para que você possa tomar melhores decisões de investimento.

Você não consegue ler livros em inglês? Não tem problema. Nós montamos um ebook com 10 livros em português que todo investidor deveria ler e o disponibilizamos aqui.

10 livros que todo investidor deveria ler

 

1 – The Dhandho Investor: The Low-Risk Value Method to High Returns

Publicado em 2007, este excelente livro, escrito pelo investidor indiano Mohnish Pabrai, traz muitos ensinamentos sobre investimentos.

Seguindo a filosofia de Warren Buffett e Charlie Munger, Pabrai apresenta, de maneira didática, diversos ensinamentos do investimento em valor, apresentando situações e citações dos maiores investidores do planeta para suportar sua argumentação.

Entre os conceitos mais importantes estão os clássicos: “Heads, i win! Tails, i don’t lose that much!” e “Few Bets, Big Bets, Infrequent Bets.”

 

2 – The Value Investors: Lessons from the World’s Top Fund Managers

Este livro, escrito por Ronald W. Chan, fundador e CIO da Chartwell Capital, uma gestora de investimentos sediada em Hong Kong, aborda a vida de 12 grandes gestores profissionais que seguem a filosofia do investimento em valor.

Dos Estados Unidos à Ásia, Chan conta como cada gestor aplica os mesmos conceitos de forma diferente, numa tentativa de encontrar sua estratégia de investimento ideal.

Chan entrevistou desde as lendas do investimento, como Walter Schloss e Irving Kahn, até os menos conhecidos investidores asiáticos, como Cheah Cheng Hye e V-Neeh Yeh, para publicar seu livro em 2012.

 

3 – Poor Charlie’s Almanack: The Wit and Wisdom of Charles T. Munger

Se você quer entender como pensa uma das mais brilhantes mentes do investimento em valor do mundo, este é o livro certo para você. Repleto de ensinamentos, este livro apresenta em detalhes a vida de Charlie Munger, sócio da Berkshire Hathaway.

Tratando desde a vida pessoal até a abordagem na tomada de decisões e sua filosofia de investimentos, este almanaque é uma excelente leitura para quem gosta de aprender com as experiências de um dos maiores investidores do planeta.

 

4 – One Up on Wall Street: How to Use What You Already Know to Make Money in the Market

Peter Lynch, gestor do Fidelity Magellan Fund de 1977 até 1990, entregou retornos anuais de 29,2% ao ano aos seus investidores.

Em 1989, Lynch publicou este livro, que tem por objetivo mostrar aos investidores que eles podem bater o mercado usando o que já sabem.

De maneira simples e didática, Lynch passa diversos conselhos que fazem com que o investidor de longo prazo tome decisões melhores e passe a compreender profundamente o funcionamento do mercado.

Neste livro, Lynch apresenta um guia de como investir em empresas cíclicas e de rápido crescimento, além de abordar alguns casos de turnarounds. É uma leitura simples e excelente para quem deseja melhorar sua performance nos investimentos.

 

5 – The Little Book That Still Beats the Market

Este livro faz parte de uma das minhas séries de livros favoritas, Little Books. Big Profits. A série apresenta inúmeros livros excelentes (outros nem tanto) sobre investimentos.

No livro em questão, Joel Greenblatt, grande gestor de investimentos que segue a filosofia de investimento em valor, apresenta a Magic Formula, conceito criado pelo investidor para auxiliar as pessoas a vencerem no mercado de ações.

O livro apresenta, de maneira didática, uma estratégia de investimentos de longo prazo que, quando compreendida, deixará o investidor tranquilo mesmo em um mercado que não está performando bem.

 

Existem inúmeros livros excelentes sobre investimento no mercado. Esta lista poderia conter dezenas de livros e algumas obras ainda permaneceriam de fora.

Aqui trago apenas algumas recomendações para aqueles investidores que se aventuram em leituras em inglês. Espero que, depois destas leituras, você compreenda com profundidade a filosofia de investimento dos maiores investidores do planeta: o value investing.

Invista como Warren Buffett
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores