CasesConhecimentoInvestimentos

Livros de investimentos: Clássicos que contribuem para o desenvolvimento

By 27 de dezembro de 2017 No Comments
Os livros de investimentos contribuem para o desenvolvimento dos investidores

No universo dos investimentos é fundamental que o investidor crie uma rotina de aprendizado contínuo por meio da leitura de bons livros de investimentos. Criar uma rotina diária de leitura vai fazer com que o indivíduo tenha uma evolução significativa ao longo dos anos.

Ao longo dos últimos meses, nós da Suno Reseach fizemos ótimos artigos exclusivos sobre clássicos livros de investimentos, como o Faça Fortuna com Ações de Décio Bazin, e o Investidor Inteligente, de Benjamim Graham.

Esses são dois livros clássicos, indicados por alguns dos maiores investidores dos mercados de capitais brasileiro e americano.

Porém bons livros de investimentos não se limitam somente a esses dois, e é possível extrair muito conhecimento lendo assiduamente alguns dos livros que indicaremos a seguir:

1 – O jeito Peter Lynch de Investir

O Jeito Peter Lynch de Investir é um clássico dos livros de investimentos

Esse livro é um grande clássico traduzido do original “One Up on Wall Street” lançado nos EUA.

Nele, Peter Lynch conta sua passagem vitoriosa pelo mercado de capitais, onde geriu um fundo de investimentos por cerca de 13 anos e alcançou um resultado anual composto de quase 29%.

Neste livro, ainda, Lynch mostra sua visão sobre como diferenciar negócios, e como o investidor deve se comportar adequadamente no mercado.

Seu foco era na analise fundamentalista, sempre procurando comprar negócios que tivessem um preço descontado e ao mesmo tempo possuíssem uma boa perspectiva de geração de caixa futura.

2 – Filosofias de Investimento 

Filosofias de Investimento é um clássico dos livros de investimentos

Esse livro é um dos clássicos de um dos maiores professores de valuation do mundo, o Aswath Damodaran.

No livro, Damodaran mostra por meio de simulações históricas, os resultados das principais estratégias de investimentos.

A grande utilidade desse livro é ajudar o investidor que ainda não achou uma estratégia sólida e confiável para seus investimentos.

A quantidade de gráficos e backtests do livro é enorme, e através dos resultados obtidos o investidor terá a chance de perceber a grande eficácia da estratégia Value Investing.

3 – Investindo em Ações no Longo Prazo

Investindo em Ações no Longo Prazo é um clássico dos livros de investimentos

Esse livro é um clássico dos investimentos e já se encontra em sua quinta edição.

Nele, Jeremy Siegel inclui dados centenários de análise do desempenho das ações em comparação com os principais investimentos financeiros concorrentes e o resultado é incontestavelmente favorável às ações.

Além disso, Siegel traz respostas para várias duvidas importantes no mercado atual, como “quais são as fontes de crescimento econômico de longo prazo?” e “como se proteger contra a instabilidade da moeda?”.

Com certeza esse livro é uma leitura obrigatória para todo investidor que deseja entender a fundo as forças quem movem os mercados, apresentando uma síntese completa de dados para fundamentar uma carteira de ações sólida no longo prazo.

4 – O Poder de Pensar Fora da Caixa

O Poder de Pensar Fora da Caixa é um clássico dos livros de investimentos

Esse livro traz uma abordagem um pouco diferente em relação aos outros livros de investimentos supracitados.

Nele, Willian Thorndike faz uma análise das decisões de alguns dos maiores gestores de empresas do século XX.

O autor destrói a falácia de que um líder precisa ter grande habilidade de comunicação e ser carismático, através de alguns exemplos muito famosos como Warren Buffett, Katharine Graham, Henry Singlenton, entre outros.

Ele mostra, também, que um gestor precisa ter a capacidade de pensar por conta própria e por vezes fazer aquilo que nenhum concorrente seu está disposto a fazer.

É um livro de investimento muito interessante de se ler, pois possui ensinamentos valiosos para investidores, entre eles o valor da paciência na espera por oportunidades e a disciplina para não fugir do seu método de investimentos para acompanhar a “manada”.

Livros de investimentos – Conclusão

Obviamente que existem diversos outros livros de investimentos essenciais para o desenvolvimento de uma pessoa, porém, certamente os mencionados acimas podem contribuir fortemente para a ampliação do horizonte de conhecimento no que diz respeito à aplicação de recursos no longo prazo.

Compartilhe a sua opinião

Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.