Liquidez imediata
Por: Rodrigo Wainberg

Liquidez Imediata: Descubra como medir saúde financeira no curto prazo

Agora que você já aprendeu a importância de avaliar a liquidez das empresas , quero lhe falar do indicador mais conservador para medi-la. Se chama Liquidez Imediata (LI). Você sabe do que se trata?

Então, é o seguinte. Enquanto a Liquidez Corrente e a Liquidez Seca consideram vários componentes do ativo circulante, entram na Liquidez Imediata apenas dois:

  • Caixa
  • Equivalentes de caixa

Enquanto o caixa é dinheiro propriamente dito, os equivalentes de caixa consideram todas as aplicações com liquidez em um prazo muito curto. Veja alguns exemplos dessas aplicações:

  1. CDB
  2. LCI
  3. LCA

Uma outra nomenclatura de Caixa e Equivalentes de caixa é agregá-los sob a rubrica de Disponibilidades.

Por fim, vale mencionar que a companhia tem certa flexibilidade na hora de classificar quais aplicações financeiras seriam consideradas como equivalentes a caixa, por isso é importante que você leia também as notas explicativas.

Talvez você tenha que fazer um ajuste nos valores que a companhia divulgou.

Ou seja, a LI mede quantas vezes os recursos disponíveis da companhia é superior aos passivos de curto prazo.

Dessa forma, ao utilizarmos esse indicador, estamos sendo o mais conservadores possíveis na análise da capacidade da companhia honrar com seus compromissos mais imediatos.

Por outro lado, o denominador do indicador, permanece o mesmo, sendo igual ao passivo circulante total.

Dessa forma, ao utilizarmos esse indicador, estamos sendo o mais conservadores possíveis na análise da capacidade da companhia honrar com seus compromissos mais imediatos.

Assim:

LI = Caixa e Equivalentes de Caixa / Passivo Circulante

Portanto, vamos a um exemplo teórico.

Digamos que uma determinada cia. possui R$ 100 milhões de caixa e equivalentes, e R$ 150 milhões de passivo circulante. Assim, a LI seria de 100/150 = 0,67

Calculando a Liquidez Imediata da Braskem

Calculando a Liquidez Imediata da Braskem

Calculando a Liquidez Imediata da Braskem

Vamos agora calcular a LI da Braskem para o 4T17. Para isso, basta abrir o balanço patrimonial da companhia e  encontrar a linha demoninada “caixa e equivalentes de caixa”. Depois, é só dividir pelo passivo circulante total, encontrado na sequência.

Ou seja, para a Braskem a LI foi de 3.775.093/19.137.732 = 0,197.

Portanto, as disponibilidades da Braskem cobrem 19,7% dos passivos de curto prazo.

Mas e quanto aos outros 80,3%? Como será que a Braskem fará para pagá-los?

O que acontece é que essa parte que falta será coberta pelos recursos provenientes de outros ativos circulantes, principalmente as contas de clientes a receber e os estoques que ainda serão vendidos.

 

Conforme já explicamos no contexto da liquidez corrente , pode não ser interessante para a companhia manter uma posição de caixa muito elevada, afinal, com as taxas de juros baixas, a empresa deixa de criar valor aos seus acionistas investindo em novos projetos ou mesmo distribuindo esses recursos como proventos.

 

Conclusão sobre a Liquidez Imediata

Liquidez Imediata - ConclusãoO indicador de Liquidez Imediata é a forma mais conservadora possível de avaliar a solidez financeira da empresa no curto prazo. Contudo, como qualquer indicador, é importante utilizá-lo em conjunto com outros indicadores, como o de liquidez corrente e liquidez seca. Dessa forma, o investidor conseguirá ter uma ideia melhor da capacidade financeira da companhia em cumprir com seus passivos de curto prazo.

Rodrigo Wainberg

Profissional aprovado no Level III da certificação CFA, investidor em ações há 6 anos. Possui registro de Analista e Consultor de Valores Mobiliários e é Bacharel em Física pela UFRGS.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!