liquidez financeira
Por: Gabriela Mosmann

Entenda o que é liquidez financeira e qual a sua importância

É importante dar atenção à liquidez financeira dos ativos quando se define a alocação dos ativos. Esse é um fator que deve ser levado em conta, além da rentabilidade.

Manter uma parcela do patrimônio em ativos com liquidez financeira é de suma importância para as para as finanças pessoais. Esse cuidado pode facilitar a resolução de emergências e evitar perdas desnecessárias.

O que é liquidez financeira?

Liquidez financeira é a capacidade de converter um bem ou ativo em dinheiro. Dessa forma, quanto mais fácil e rápido for vender um ativo e receber o dinheiro por ele, mais liquidez possui esse ativo.

Planilha Vida Financeira

Além disso, a velocidade na qual é possível receber os recursos pela venda de determinado bem mede o grau de liquidez desse bem. Para mensurar essa variável também é necessário levar em conta não haver uma perda relevante do valor do ativo.

Qual a importância de manter ativos com alta liquidez?

No mundo corporativo e de investimentos, é convenção manter uma parcela dos ativos com um grau alto de liquidez. Normalmente, as empresas possuem um saldo aplicado em ativos que possuam liquidez diária. Ele geralmente é reservado para os pagamentos diários e eventuais emergências.

Também é comum a prática de manter uma parcela do patrimônio em ativos líquidos. Nesse caso, o motivo principal é aproveitar boas oportunidades de negócios, sobretudo no mercado financeiro.

Além dessas questões, é importante manter ativos com alto grau de liquidez também no âmbito das finanças pessoais. Nesse caso esses ativos funcionariam como uma reserva de emergência.

Nesse sentido, alocar o patrimônio em ativos imobilizados pode não ser a melhor opção. Apesar de imóveis serem bens que possuem alto valor monetário e poderem ser valorizados,  eles possuem baixa liquidez.

Dessa forma, em situações de emergência, ter ativos com pouca liquidez pode ser um problema. Pois, caso seja necessário vender um imóvel em caráter de urgência, provavelmente o valor da venda acabará sendo menor que o valor de mercado do imóvel.

Esse é mais um motivo para constituir uma reserva financeira para situações desse tipo. Além disso, manter ativos com maior grau de liquidez financeira facilita para gastos eventuais, como trocar de carro ou viagens.

Quer aprender como investir em títulos do governo? Faça o minicurso online da Suno Investindo no Tesouro Direto.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Alternativas para ter uma maior liquidez financeira

Alocar o dinheiro em bens e investimentos com maior liquidez financeira não significa, obrigatoriamente, não ter nenhuma rentabilidade.

Contudo, esse tipo de investimento deve ser usado justamente para reservas de emergência e para alocar dinheiro enquanto se aguardam oportunidades. Isso porque o investimento para construir patrimônio no longo praz faz mais sentido na renda variável. Dentre as opões de alta liquidez estão:

A poupança é o método mais tradicional para guardar a reserva de emergência e possui liquidez imediata. Todavia, é a aplicação que fornece menor rendimento dentre as possíveis.

Outras aplicações podem se apresentar como melhores alternativas como fundos de investimento DI e títulos da dívida pública. Esses ativos costumam ter liquidez diária ou D+1, que é quando o resgate é concretizado no dia seguinte à solicitação.

Essas aplicações costumam ter como referência de rentabilidade a taxa Selic. Dessa forma, rendem mais que a poupança. Além disso, são investimentos de renda fixa e possuem baixo risco.

Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre liquidez financeira? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!