Acesso Rápido

    Liquidação antecipada: saiba como adiantar suas dívidas

    Liquidação antecipada: saiba como adiantar suas dívidas

    Liquidação antecipada é um dos procedimentos mais indicados para quem tem uma dívida e dinheiro disponível para quitar o débito. Isso porque há várias vantagens neste procedimento.

    Mas é preciso entender o funcionamento da liquidação antecipada antes de recorrer a ela. Isso porque o cálculo de juros e descontos deve sempre estar de acordo com as capacidades de pagamento previstas no planejamento financeiro.

    O que é a liquidação antecipada?

    A liquidação antecipada de dívidas é o pagamento de parcelas ou boletos em aberto antes da data de vencimento. Deste modo, o débito pode ser proporcionalmente reduzido, assim como as taxas de juros cobradas sobre a dívida que já estavam previstas na assinatura do contrato.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O ato de antecipar pagamento é comumente utilizado nas seguintes situações:

    A busca por antecipar quitação é mais comum no final do ano, com a chegada do décimo terceiro salário. Porém, pode ser feito a qualquer momento, desde que haja interesse por parte do consumidor e do credor na liquidação antes do prazo.

    Como funciona a antecipação

    Muitas pessoas acham que, ao pagarem suas dívidas antecipadamente, desembolsarão apenas os valores do produto ou serviço adquirido. Ou seja, que não terão que arcar com os juros previstos em contrato por realizarem a quitação antes do esperado. Essa possibilidade existe desde que haja concordância de ambas as partes.

    Na Resolução n° 4.320 de 27/3/2014, o Banco Central determina que em casos de liquidação antecipada, o valor a ser pago corresponderá às parcelas que ainda não foram pagas, incluindo os juros previstos em contrato.

    Este procedimento vale tanto para a quitação total da dívida quanto para amortização do saldo final. Tal cláusula deve, inclusive, estar prevista em contrato. Por isso, é importante ter completo entendimento das informações contidas no documento, antes de sua assinatura.

    Quer planejar melhor suas finanças no longo prazo? Baixe a planilha da vida financeira da Suno Research e tenha em mãos uma importante ferramenta.

    Um paralelo interessante a ser realizado é com o cartão de crédito. Ainda que o consumidor pague a conta mais cedo, o valor ali presente já considera os juros embutidos pelas compras parceladas.

    Porém, há empresas que oferecem a opção de quitação com desconto. Isto porque, para elas, é mais interessante ter o dinheiro em caixa do que receber o pagamento de juros.

    Vantagens da liquidação antecipada

    Ainda que não seja possível se livrar dos juros, ao fazer o pagamento antecipado de suas dívidas, o devedor tem algumas vantagens:

    • Eliminação do risco de mora por atraso no pagamento das parcelas, uma vez que elas já estarão pagas;
    • Redução dos gastos mensais. Afinal, não haverá mais aquela parcela a ser paga. O valor restante, inclusive, pode ser utilizado em investimentos ou na quitação antecipada de outros débitos.

    Assim, para quitar saldo devedor, o interessado deverá procurar a empresa responsável pelo contrato e informar a sua intenção.

    Foi possível saber mais sobre liquidação antecipada de dívidas? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    2 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Sandro 17 de fevereiro de 2020

      por exemplo eu fiz o boleto da liquidação do final para o inicio, quero saber se vai valer para este mês a parcela ou não?

      Responder
    • José Osmar de oliveira 5 de junho de 2020

      Quedro saber o valor pra eu quitar meu empréstimo

      Responder