Acesso Rápido

    LIG: o que é e como funciona a Letra Imobiliária Garantida?

    LIG: o que é e como funciona a Letra Imobiliária Garantida?

    Existem vários títulos de renda fixa diferentes ligados ao setor imobiliário a disposição dos investidores. Entretanto, um título desse tipo vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro: a LIG, ou Letra Imobiliária Garantida.

    A Letra Imobiliária Garantida é mais uma opção para quem procura um investimento em ativos imobiliários. Porém, mesmo também sendo um título lastrado nesse setor, ela possui algumas diferenças para demais papeis desse segmento, como a LCI e LCA.

    O que é a Letra Imobiliária Garantida (LIG)?

    A Letra Imobiliária Garantida, também conhecida como LIG, é um título de renda fixa, lastrado em ativos e bens imobiliários, criado para incentivar e diversificar a captação de recursos do mercado de imóveis. Por oferecer uma garantia maior do que o normal, pode-se dizer que a LIG é a versão brasileira das covered bonds, um título imobiliário negociado no mercado internacional

    A LIG  foi criada em 2014, por uma Medida Provisória, mas sua regulamentação só aconteceu três anos depois, em agosto de 2017.

    Caraterísticas da Letra Imobiliária Garantida

    O grande diferencial da LIG, em relação a outros títulos de renda fixa, é que ela tem uma dupla garantia. Essa vantagem atrai investidores que procuram títulos com segurança e menos exposição a riscos

    Outro diferencial do título é que ele não tem um limite máximo de investimento por CPF. Como por exemplo o do Fundo Garantidor de Crédito, onde o teto são 250 mil reais. Em contrapartida, a Letra Imobiliária Garantida não possui as mesmas garantias de ressarcimento do FGC.

    A LIG pode ser emitida por diversas instituições financeiras. É possível encontrar os títulos em Sociedades e Cooperativas de Crédito, Bancos e até em lotéricas. As facilidades de encontrar são porque há uma necessidade de recursos para o setor de financiamento imobiliário.

    Rentabilidade da Letra Imobiliária Garantida

    Letra Imobiliária Garantida

    Mesmo tendo sido regulamentada em 2017, as Letras Imobiliárias Garantidas só começaram a ser emitidas e negociadas no mercado em dezembro de 2018. Logo, os títulos ainda são recentes no mercado financeiro e foram criados com alguns benefícios para ajudar a suprir uma necessidade no setor de financiamentos imobiliários.

    A rentabilidade da LIG ligada a taxa de juros SELIC e ao Índice de Preços ao Consumidor. Outro ponto positivo, é que a variação cambial também incide sob título. Isso representa uma importante possibilidade de diversificação para quem investe nesses papeis.

    Liquidez e vencimento da Letra Imobiliária Garantida

    Por ser uma ferramenta para incentivar o setor de financiamento imobiliário, a Letra Imobiliária Garantida possui um longo prazo de vencimento. De acordo com a lei, o prazo mínimo de vencimento da LIG é de dois anos. Além disso, o título tem um prazo de 12 meses de vencimento.

    Logo, a liquidez do LIG é uma das principais desvantagens do título. Isso porque os títulos foram criados para investimentos a longo prazo. Por isso, o investidor que procura um título com uma liquidez não deve investir na Letra Imobiliária Garantida.

    Dupla Garantia da LIG

    A Letra Imobiliária Garantida recebeu este nome devida a segurança do investimento. O título conta com uma dupla garantia, que assegura o investimento até mesmo se o banco emissor quebrar.

    Ou seja, quando há a falência de uma instituição financeira, os títulos são pagos com liquidação do patrimônio da instituição. Mas além disso, o título de Letra Imobiliária Garantida pode ser pago com um pool de créditos.

    Isso acontece porque a B3 tem acesso a todos os ativos financiados pela Letra Imobiliária Garantida. Assim, o proprietário de um título se torna detentor dos ativos. Por isso, a LIG oferece essa dupla proteção.

    A Letra Imobiliária Garantida é um tipo de investimento em renda fixa no setor de imóveis. Mas para saber como aproveitar as oportunidades imobiliárias na renda variável, baixe agora gratuitamente o nosso ebook Investindo em Fundos Imobiliários e aprenda mais sobre esse tipo de ativo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *