Por: Tiago Reis

LBO: entenda o que é e como funciona o Leveraged Buyout

Quando descontrolado, o endividamento de uma empresa pode representar uma séria ameaça ao seu pleno funcionamento. Nesse cenário, várias alternativas e medidas podem ser tomadas para sanar a situação da organização. Uma delas, por exemplo, é o LBO.

O LBO é uma alternativa para solucionar a situação de muitas empresas endividadas, além também de representar uma oportunidade para compradores que desejam aquirir essas empresas endividadas.

O que é LBO?

LBO (Leveraged Buyout), ou compra alavancada, é um termo que faz referência a aquisição de uma empresa realizada com um volume relevante de capital de terceiros.  Nesses casos, depois que a compra é finalizada, seus ativos podem ser utilizados como garantia pelos empréstimos feitos anteriormente.

Também chamado de Highly Leveraged Transaction, as transações LBO acontecerão somente se os compradores da empresa ou patrocinadores demonstrarem um potencial para sustentar o crescimento da empresa alvo. Assim temos a aquisição de fato e a transformação das duas, em uma só.

As transações leveraged buyout acontecem no momento da aquisição da empresa, considerando que outra tome posse do controle acionário e faça com que as dividas sejam parceladas. É uma estratégia considerada na hora da compra, por patrocinadoras ou parceiros da empresa a ser vendida.

Valuation e precificação de ativos

Como funciona um Leveraged Buyout?

O LBO é uma estratégia normalmente usada para criar uma empresa com baixo capital, que visa comprar outra empresa com alto endividamento ou com custo maior que o dinheiro do patrocinador.

Então, contrai-se um financiamento alavancado – e após a aquisição da empresa a venda, as duas se fundem.

Dessa forma, o patrocinador consegue um financiamento alavancado (empréstimo). Depois as ações são adquiridas pelos compradores pelo capital financiado, mas os ativos são usados como objeto paralelo ao preço da compra. Portanto, visando que o patrocinador quite o empréstimo. Os rácios mais utilizados pelo montante/preço da empresa é de 30% equity/70% dívida.

Assim no momento da aquisição, a “empresa” criada está endividada por causa do investimento necessário nessa compra. Por isso a empresa vendida assumirá também a dívida.

Logo, pode-se dizer compra alavancada de empresas é um empréstimo, ou seja, comprará as ações com capital emprestada. A companhia que praticará a alavancagem visará sempre conseguir ampliar seu capital durante os anos, para pagar o empréstimo aos poucos.

O que são as empresas da modalidade Private Equity?

É uma modalidade de investimento privado para empresa de faturamento com médio porte, que possui boa capacidade para crescimento. Os investimentos nessas empresas são anteriores a inserção delas na bolsa de valores. Como não possuem capital aberto, não conseguem recursos para o desenvolvimento. Criando a necessidade da participação privada ou private equity.

Existem muitas empresas alvo das operações LBO?

As transações de Leverage Buyout são atrativas a muitas empresas que visam ampliar seu capital durante os anos. Mas a capacidade de pagar o empréstimo contraído, exige algumas qualificações dos compradores, como:

  • Possui um bom fluxo de caixa e estável;
  • Não possui débitos altos;
  • Ter ativos tangíveis para assegurar o empréstimo alavancado. Como por exemplo: plantas, equipamentos, estoques ou propriedades;
  • Os investidores da empresa adquirida também precisam de um potencial substancial para estabelecer uma gestão operacional eficiente.
Contabilidade para Investidores

Alguns exemplos de empresas conhecidas por compras alavancadas

  • Apollo Management
  • Bain Capital
  • Blackstone Group
  • Carlyle Group
  • Goldman Sachs Capital Partners
  • Hellman & Friedma
  • Kohlberg Kravis Roberts
  • Providence Equity Partners
  • Silver Lake Partners
  • Thomas H. Lee Partners
  • TPG Capital, L.P

Depois de saber o que é LBO, não pare de aprender sobre finanças. Confira o nosso mini-curo: “Valuation e Precificação de Ativos” e aprenda mais sobre como analisar corretamente o valor de uma empresa.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • marcos 5 de agosto de 2019

    Olá, como está o mercado brasileiro para esse tipo de estratégia de acquisition (LBO)? É possível no Brasil comprar empresas usando 100% capital de terceiros (LBO, owner financing…)?

    Obrigado.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!