lançamentos futuros
Por: Gabriela Mosmann

Lançamentos futuros: entenda esse item do extrato bancário

Analisar os lançamentos futuros das contas ajuda a organizar o fluxo de caixa pessoal, em especial para quem possui aplicações no mercado financeiro.

Além disso, com os lançamentos futuros é possível evitar débitos indevidos que seriam realizados na conta corrente em questão.

O que são lançamentos futuros?

Lançamentos futuros são débitos ou créditos que irão ocorrer mais adiante, mas que já aparecem no extrato bancário. Nesse lançamento, irá constar o valor e a data da movimentação a ser realizada.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Na maioria das instituições financeiras, essa informação é fácil de ser localizada no extrato. Costuma haver uma aba denominada “lançamentos futuros”. Ou então é possível que apareça no final da página do extrato da conta bancária.

Alguns créditos e débitos são mais comuns verificar na aba de lançamentos futuros na conta corrente. Dentre eles, estão:

  • Contas cadastradas em débito automático;
  • Pagamentos ou transferências programadas (como TED ou DOC);
  • Débitos referentes aos juros do cheque especial;
  • Benefícios do INSS;
  • Bolsas de pesquisa e salários de servidores púbicos.

É possível encontrar também, em meio a essas informações, códigos específicos de operações, como cred tev, est dep chcp maestro.  No caso, essas siglas significam crédito de operação entre contas da mesma instituição, estorno de depósito de cheque e compra com cartão Maestro. Esses códigos, contudo, variam de banco para banco.

Os pagamentos com origem no setor público costumam aparecer na aba de lançamentos futuros porque, normalmente, as ordens de pagamento são feitas com antecedência. Dessa forma, os créditos com essa origem são facilmente verificados.

Por que conferir lançamentos futuros?

Conferir lançamentos futuros é uma prática que pode ser útil em diferentes aspectos. Uma utilidade interessante para essa informação é melhor organização do fluxo de caixa pessoal.

No caso do fluxo de caixa pessoal, é possível deixar os pagamentos programados e apenas administrar o saldo de conta corrente ao longo do mês. Dessa forma, basta consultar os débitos futuros e cuidar para que haja dinheiro suficiente para cobrir as despesas programadas.

Além de controlar os débitos, é possível verificar créditos que já estão lançados. Por exemplo, o valor recebido mensalmente pelos aposentados e pensionistas do INSS costuma aparecer na sessão de lançamentos futuros do extrato alguns dias antes do efetivo crédito do valor.

Quer administrar melhor os gastos de sua família? Baixe a planilha do orçamento familiar.

Planilha Vida Financeira

Esse controle de caixa também é útil para quem realiza investimentos no mercado financeiro. A venda e compra de ações, por exemplo, são liquidadas três dias após a transação ser realizada. Dessa forma, é possível controlar a partir da informação de lançamentos futuros quando os débitos e créditos irão ocorrer de fato.

Além de compra e venda de ações, essa informação pode ser usada também para liquidação de resgate de fundos, títulos públicos e afins. Essa prática facilita prever quando será necessário realizar resgates para cobrir débitos.

Como lidar com lançamentos indevidos?

Além de contribuir para uma melhor gestão da conta corrente, essa informação do extrato bancário pode evitar débitos indevidos. É possível que quando analisado essa informação sejam verificados lançamentos desconhecidos através da consulta de saldo e extrato, os quais a pessoa não sabe a procedência.

Nesses casos, é importante contatar o banco ou a pessoa ou empresa geradora do lançamento para ter mais informações. Pois caso seja confirmado que é um lançamento indevido, é possível que a parte que gerou o lançamento cancele-o antes que o crédito ou débito seja consumado.

Caso o lançamento indevido venha a se tornar um débito indevido de fato, o recomendável é solicitar o estorno do débito. Em último caso, pode ser necessário resolver a situação judicialmente.

Esse artigo ajudou você a entender como usar a informação sobre os lançamentos futuros? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

16 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Jean 20 de novembro de 2019

    Olá me chamo Jean. Minha dúvida é sobre quanto tempo antes posso ficar sabendo de um futuro débito em minha conta.

    Responder
  • Janaína 3 de janeiro de 2020

    olá boa tarde meu nome é Janaina e a minha dúvida é : eu tenho como adiantar um pagamento que está em lançamento futuro? obrigada.

    Responder
  • Sônia Maria schaedler ivannoff 14 de janeiro de 2020

    Achei muito esclarecedor esse artigo que me mostrou que posso evitar os débitos indevidos, pois todos os meses é debitado o meu salário total de empréstimos que eu fiz, mas sei que só pode o banco descontar 30 por cento do meu salário. Só não consigo saber se quando vou verificar a hora de cada banco vai lançar esses lançamentos, pode ser que o meu débitoseja lançado pelos outros bancos depois deles.

    Responder
  • Sônia Maria schaedler ivannoff 19 de janeiro de 2020

    Os bancos podem deixar de utilizar os lançamentos futuros para que não apareçam no extrato e descontar à noite do pagamento?

    Responder
  • Livia 14 de abril de 2020

    Fui no lançamento futuro e tá o lançamentos serão realizados na noite da data do movimento oque q dize ?

    Responder
    • EDVANIA 9 de setembro de 2020

      Fiz um empréstimo lançamento só que tá falando que vai cai e não caiu

      Responder
  • Welson alencar 22 de abril de 2020

    Boa noite minha esposa fez uma transferencia para minha contá poupança da caixa e apareceu futurose lançamentos no aplicativo e sumiu.

    Responder
  • Gessiara 6 de junho de 2020

    Sim sim

    Responder
    • Gessiara 6 de junho de 2020

      Gostei muito da informação obrigada

      Responder
  • eliete chaves 8 de junho de 2020

    olá fiz uma transferência entre poupança,
    mais a outra pessoa nao tinha poupaça e nao foi para a corrente dela, nem voltou para imnha

    Responder
  • Milene 11 de junho de 2020

    Olá meu nome é Milene e se eu não tiver dinheiro na conta para cobrir o lançamento futuro eu vou pagar algum juros alguma taxa por favor me ajuda já agradeço.

    Responder
  • Franciele 27 de junho de 2020

    Tive uma transferência com TED fora de horário. Mas está como lançamentos futuros. Se foi feio pelo aplicativo. Pode ser um golpe?

    Responder
    • Suno Research 29 de junho de 2020

      Boa tarde
      Sugerimos que entre em contato com o seu Banco para esclarecer toda e qualquer tipo de operação.
      Atenciosamente, Equipe Suno.

      Responder
      • Bruno 29 de julho de 2020

        Boa noite pode me esclarecer uma dúvida .. se foi programado para o dinheiro cair dia 30 será que a meia noite e cinco por exemplo posso ir retirar já ?

        Responder
        • Suno Research 30 de julho de 2020

          Boa tarde
          É necessário esperar o horário de compensação.
          Atenciosamente, Equipe Suno.

          Responder
  • EDVANIA 9 de setembro de 2020

    Fiz um empréstimo lançamento só que tá falando que vai cai e não caiu

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!