LAJIR

Dentro de um demonstrativo de resultados, uma série de indicadores importantes podem ser encontrados dentre eles podemos citar o próprio LAJIR.

O LAJIR nada mais é do que a sigla para o Lucro antes de Juros e Imposto de Renda (no inglês ele é conhecido como Earnings Before Interest  and taxes ou EBIT).

Desse modo, a grande utilidade desse indicador é no momento em que queremos entender melhor qual o desempenho do lucro operacional de uma empresa.

Além disso, o calculo desse indicador permite que um analista estime o resultado das operações de uma companhia sem a inclusão das despesas ou receitas financeiras.

De forma bastante simplificada, para obtermos o lucro operacional de uma empresa, basta subtrairmos da receita líquida todas as despesas operacionais que aquele negócio possui.

Ou podemos também fazer pelo caminho inverso, somando o lucro líquido com o resultado financeiro e todos os impostos pagos pela companhia no período.

Existem vários nomes pelos quais também podemos denominar o lucro operacional de uma empresa, são eles:

  • Resultado de exploração;
  • Ganho líquido por exploração;
  • Função financeira;
  • Resultado antes de juros e impostos (RAJI).

Aplicação do LAJIR na análise de negócios

LAJIR

Aplicação do LAJIR na análise de negócios

Ao isolarmos fatores externos que formam o resultado de uma empresa, como impostos e pagamentos de juros, um analista financeiro consegue ter uma boa noção da capacidade de uma companhia em gerar lucros a partir de suas operações.

Saber o LAJIR de uma empresa é muito importante no momento em que um investidor deseja estimar o potencial de ganhos de um negócio independentemente da sua estrutura de capital.

Adicionalmente, entender os ganhos operacionais de uma empresa num ambiente em que prevalece uma série de alíquotas fiscais diferentes pode ser um dado muito importante.

Outra ótima aplicação desse indicador está na utilização da margem EBIT como uma ferramenta de comparar a produtividade entre empresas.

Contudo, é preciso que a margem seja avaliada com o objetivo de comparar empresas lotadas em um mesmo setor de atuação. Normalmente quanto maior esse indicador, mais eficiente é uma empresa.

Diferença entre o LAJIR e LAJIDA

LAJIR

Diferença entre o LAJIR e LAJIDA

Devemos entender que o indicador de lucro operacional não é tão utilizado quanto o LAJIDA (ou EBITDA). Pois esse ultimo é o que mais se aproxima da geração de caixa de uma companhia.

Isso acontece pelo fato de que o LAJIDA desconsidera o calculo do efeito das depreciações e amortizações em sua contabilização.

No entanto, esses são dois excelentes indicadores que servem como para nos apresentar informações valiosas de forma bastante direta e objetiva.

Todavia, é preciso que o investidor tenha em mente que não basta apenas avaliarmos os negócios com base em indicadores fundamentalistas.

Desse modo, sempre será necessário uma avaliação de uma série de dados mais subjetivos, dentre eles o comprometimento da gestão da empresa em sua sustentabilidade no longo prazo.

Portanto agora que entendemos um pouco mais do conceito de LAJIR bem como a sua aplicação na avaliação de negócios, é preciso agora por em prática esse conhecimento através do nosso curso completo de contabilidade para investidores.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.