Por: Gabriela Mosmann

4 dicas simples de como juntar dinheiro para viajar

Viajar é essencial para a saúde mental e para também aumentar o número de experiências vividas. Porém, muitas pessoas acabam encontrando problemas em juntar dinheiro para viajar.

Muitas vezes, a tão sonhada viagem parece algo distante, por não caber no orçamento. Mas com o nível certo de disciplina e foca, é plenamente possível juntar dinheiro para viajar apenas organizando as suas finanças pessoais.

Como juntar dinheiro para viajar?

Juntar dinheiro para viajar implica em uma reorganização das finanças pessoais para comportar os valores que deverão ser guardados mês a mês para que o objetivo seja alcançado. Assim, é importante fazer as contas e colocar na ponta do lápis todos os gastos e ganhos para visualizar o que pode ser remanejado.

Vale lembrar que os valores cobrados variam de acordo com o destino e as preferências de cada um. Às vezes, uma viagem internacional pode até sair mais barata do que um destino nacional.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Por isso, é interessante que seja feita uma pesquisa sobre o destino escolhido, cotando valores médios de hospedagem, passagens, alimentação, passeios e traslado. Ainda é importante verificar os documentos necessários para completá-la.

Isso inclui passaporte, visto, quantia a ser apresentada ou mesmo vacinas específicas para aquele local.

A partir destes dados, caberá ao viajante decidir se prefere uma viagem focada no conforto ou a opção com menores custos. Cabe nesta etapa estabelecer valores diários para gastos, a fim de se organizar da melhor forma possível.

Com o orçamento para viagem em mãos, já se saberá quanto dinheiro guardar para viajar.

4 dicas para economizar para uma viagem

Para quem se sente perdido neste quesito, há algumas dicas de como juntar dinheiro para viagens que podem ajudar nesta empreitada:

1. Conheça suas finanças

A primeira delas é conhecer a própria realidade financeira. Muitas pessoas não conhecem a fundo seus gastos e ganhos, usando seu dinheiro de forma indiscriminada e não planejada.

Ao compreender como o dinheiro transita em sua vida, o aspirante a viajante poderá visualizar o que pode ser feito para otimizar seus recursos.

Quer organizar melhorar suas finanças? Conheça a planilha da Suno da Vida Financeira.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

2. Estabeleça metas para guardar

Nenhuma dica será realmente útil se não houver uma meta a ser cumprida. O que torna essencial estabelecer um valor diário ou mensal que deve ser guardado para o objetivo em questão.

Este planejamento envolve, inclusive, o tempo necessário para conseguir o valor desejado.

Se o prazo for menor, o valor a ser reservado mês a mês será maior. E o contrário também é verdadeiro, com um prazo maior, o valor a ser guardado por período será menor.

Isso deve ser levado em conta na hora de calcular o quanto se precisa juntar. Vale, inclusive, optar por uma viagem barata e ficar de olho nas promoções, tanto de passagens quanto de hospedagem. Desta forma, a quantia a ser economizada será menor.

3. Minimize gastos supérfluos

A terceira dica para quem quer saber como economizar dinheiro para viajar é estabelecer prioridades. É comum termos pequenos gastos cotidianos que, no final do mês, compõem um valor maior, que pode ser guardado para possibilitar a viagem.

Alguns deles são:

  • Cafés e refeições na rua;
  • Uso de aplicativos de transporte;
  • Compras por impulso;
  • Assinatura de serviços não essenciais; e
  • Passeios mais caros do que o necessário.

Também é possível poupar para viajar almoçando em locais mais baratos ou mesmo levando comida de casa, algo que pode ser mais saudável.

4. Investimento de curto prazo

Quem já escolheu seu destino pode fazer uma aplicação que ajude o dinheiro a render o suficiente para bancar a viagem. Neste caso, o recomendado é optar por investimentos cujo vencimento se adeque ao período no qual se deseja viajar. Existem algumas opções na renda fixa que podem oferecer esse tipo de vencimento.

Foi possível aprender algumas dicas de como juntar dinheiro para viajar? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​