Acesso Rápido

    Juntar dinheiro para casar: como realizar esse sonho?

    Juntar dinheiro para casar: como realizar esse sonho?

    Muitos sonhos em  fazer uma festa de casamento. No entanto, para que o sonho não vire um pesadelo de dívidas é preciso juntar dinheiro para casar.

    E para juntar dinheiro para casar é preciso bastante disciplina e também planejamento financeiro. Caso contrário, o sonho poderá nunca se realizar.

    Como juntar dinheiro para casar?

    Juntar dinheiro para casar é um sonho de muitos brasileiros. E isso é importante para evitar um endividamento logo após o casamento.

    Por isso, o primeiro passo é levantar todos os gastos que existirão no casamento. Há diversos tipos de cerimônias, algumas mais pomposas, outras mais simples.

    Planilha de Orçamento Familiar

    Como anda a organização das suas contas? Baixe gratuitamente nossa planilha de Orçamento Familiar e melhore o planejamento financeiro da sua família!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    É importante levantar tudo de maneira minuciosa, procurando lembrar de todos os possíveis gastos que possam vir a surgir.

    Após esse levantamento é preciso realizar um planejamento financeiro. Para isso é preciso se perguntar em quanto tempo se deseja casar.

    Vamos considerar que uma cerimônia irá custar R$ 50 mil. Se a ideia é casar em um ano, será necessário juntar R$ 4.166,67 por mês.

    Para isso é preciso que a renda do casal seja suficiente para pagar as contas e ao mesmo tempo juntar esse quantia.

    Dicas de como juntar dinheiro para casar

    Para quem quer saber como juntar dinheiro para casar em um ano, não há segredos, a não ser sacrificar algum tipo de consumo e realizar investimentos. Os noivos que pretendem realizar essa cerimônia podem utilizar as seguintes dicas:

    Realizar investimentos em Renda Fixa

    Investir em renda fixa pode ser uma excelente opção para quem busca juntar dinheiro pra casar. Essa é uma aplicação que tem um prazo definido de resgate e uma rentabilidade pré-estabelecida, o que pode ajudar de forma significativa o planejamento do casamento.

    Um casal que planeja se casar daqui 2 anos, pode optar na aplicação de um CDB atrelado ao CDI com prazo de vencimento de 2 anos, período bem próximo a data do casamento.

    Dessa forma, o casal terá um investimento que entregará um retorno específico para o período necessário.

    Cortar Gastos

    Outra alternativa bem comum é o corte de gastos. Nesse caso, vale a pena o casal realizar uma revisão de todos os gastos mensais e entender onde existe oportunidade para economia de custos.

    Um casal pode, por exemplo, ter o hábito de sair para jantar todo o fim de semana e com o intuito de poupar mais para o casamento, pode reduzir essa frequência para uma periodicidade mensal.

    Realizar atividades extra

    Mesmo com o corte de gastos, pode não sobrar dinheiro. Por isso, muitos casais buscam, durante o período em que estão juntando o dinheiro, ampliar a renda por meio de atividades extras. Essa também é uma possibilidade para contribuir para quantia necessária para o gasto no casamento.

    Isso pode ser realizada através da venda de bens de consumo não-duráveis como comidas, lanches, bolos ou doces. Nesse caso, vale a pena o casal buscar atividades que tenham uma certa habilidade e existe interesse no mercado por aquele tipo de produto.

    Quer ter mais controle dos seus gastos? Então baixe a nossa planilha da vida financeira.

    Financiar um casamento vale a pena?

    Uma outra possibilidade é realizar um financiamento do casamento. Apesar de ser uma alternativa comumente utilizada, muitas vezes não é a mais indicada.

    Tanto casar quanto comprar uma casa são decisões que exigem planejamento e disciplina financeira.  Por exemplo: a troca do carro, uma nova geladeira, um novo smartphone podem ficar para depois quando o objetivo é realizar uma cerimônia de casamento.

    Dessa forma, se o casal decide realizar um casamento  o indicado é realizar um planejamento financeiro prévio para que obtenha o dinheiro necessário para realizar o pagamento da festa. Um financiamento pode oferecer taxas de juros muito altas ao casal que terá grandes dívidas no futuro a serem pagas.

    Foi possível saber como juntar dinheiro para casar? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *