Acesso Rápido

    IVV: saiba o que é e como investir nesse ETF do índice S&P500

    IVV: saiba o que é e como investir nesse ETF do índice S&P500

    Um dos principais ETFs de todo o mercado financeiro mundial é o IVV, fundo de índice americano, negociado na NYSE.

    Isso pode ser explicado devido ao fato de que o IVV é uma forma simplificada de investir nas principais empresas americanas e, consequentemente, do mundo.

    O que é o IVV?

    O IVV, formalmente conhecido também como iShares Core S&P 500 ETF, é um dos principais fundos de índice americanos que busca se referenciar no resultado do S&P 500.

    Para justificar a importância do IVV, é necessário primeiramente entender que o S&P 500 é um dos indicadores mais relevantes de bolsas de valores do mundo, já que ele reúne as principais empresas americanas listadas na Nasdaq e na NYSE.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Portanto, o IVV funciona como uma carteira teórica de ações, construída por critérios quantitativos, com o principal objetivo de atingir o resultado mais próximo possível do índice S&P 500.

    É necessário lembrar que, em índices como este, as empresas de maior valor de mercado e liquidez tendem a ter um peso maior sobre o indicador. Logo, as variações dessas empresas causam um maior impacto sobre o valor do índice — e, portanto, do ETF em questão.

    Assim como o IVV, existem outros ETFs americanos que buscam replicar o resultado do S&P 500, como é o caso do SPY e do VOO.

    Como funciona o IVV?

    A carteira teórica representativa do ETF IVV é composta ponderadamente pelas empresas que também fazem parte do S&P 500.

    Portanto, entram na composição do IVV, algumas das principais empresas do mundo, como é o caso do(a):

    • Mcdonald’s;
    • Coca-cola;
    • Microsoft;
    • Apple;
    • Walmart;

    Quanto maior for o market cap e a liquidez da companhia, maior será seu peso sobre o valor do índice. Por consequência, variações nesses valores terão maior impacto sobre o resultado do ETF.

    O ETF é negociado na NYSE, a bolsa de valores de Nova Iorque. Portanto, investidores cadastrados em instituições financeiras capazes de intermediar operações na NYSE podem investir diretamente neste ativo.

    Existem alguns ETFs nacionais que produzem um resultado semelhante ao IVV, já que também utilizam o S&P 500 como benchmark.

    No entanto, estes podem ser desvantajosos porque apresentam taxas de administração maiores do que a do ETF americano.

    A taxa de administração do IVV é bem baixa, atingindo um valor atualmente de 0,02% ao ano.

    Vantagens do IVV

    Para quem está conhecendo este ativo, é extremamente válido conhecer as principais vantagens do IVV.

    1. Investir nas maiores empresas do mundo com um só ativo

    Os ativos que compõem o IVV são aqueles que também fazem parte do S&P 500, portanto investir neste ETF é uma forma de investir nas principais empresas do mundo de forma simples e diversificada.

    2. Baixa taxa de administração

    A taxa de administração de 0,02% do IVV é uma das mais baixas do mercado, sendo ainda menor do que a taxa cobrada pelo seu principal concorrente, o SPY.

    3. Praticidade do investimento

    O IVV é um ativo diversificado, ou seja, reduz os riscos associados à renda variável, além de ter boas chances de ganhos sólidos no longo prazo.

    Desvantagens do IVV

    Por outro lado, também é interessante destacar algumas desvantagens do IVV.

    1. Investimento estrangeiro

    O IVV é negociado na NYSE. Portanto, para investir nesse ativo, é necessário ser correntista de alguma instituição para intermediar operações nos EUA.

    2. Taxa de administração

    Apesar de baixa, a necessidade de pagamento de uma taxa de administração torna o investimento em fundos desvantajoso em relação à seleção ativa de ativos para formar uma carteira de investimentos personalizada.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Vale a pena investir no IVV?

    É fácil entender que o IVV é um ativo muito interessante, já que é uma forma simples e diversificada de investir no exterior.

    Todavia, para decidir se vale a pena investir no IVV, é importante levar em consideração outros fatores.

    Apesar das grandes vantagens do IVV, normalmente é mais interessante montar uma carteira de investimentos própria, alinhada à personalidade e aos interesses do investidor. Por isso, vale a pena focar no estudo da análise dos fundamentos das empresas, para assim compor uma boa carteira de investimentos.

    Esse artigo te ajudou a entender melhor o que é o IVV? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *