Acesso Rápido

    IVBX: entenda o que é e como funciona este índice

    IVBX: entenda o que é e como funciona este índice

    O IVBX é um indicador que desenvolvido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a BM&FBOVESPA, objetivando mensurar o retorno de uma carteira hipotética.

    Sendo assim, o IVBX serve como um termômetro para investidores, indicando quais são os ativos de renda variável mais atrativos para aquele determinado período, colaborando para a análise de investimento.

    O que é o IVBX?

    O IVBX (Índice Valor BM&FBOVESPA – 2ª Linha) é um índice que representa o desempenho médio de 50 empresas com maior liquidez na bolsa, excluindo as 10 maiores. Ou seja, o índice reúne desde a 11º empresa no critério de liquidez até a empresa na posição 60.

    O desenvolvimento deste indicador se deu pela finalidade de mensurar o retorno de uma carteira cuja constituição se dá pelos 50 papéis mais líquidos negociados na bolsa brasileira, excluindo os 10 primeiros.

    E-book: Investindo no Exterior

    Descubra como investir nas melhores empresas e ativos do mundo com o nosso ebook gratuito de Investimentos no Exterior!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    É importante esclarecer que o Índice Valor BM&FBOVESPA usa procedimentos e regras do Manual de Definições e Procedimentos dos Índices da BM&FBOVESPA.

    Composição do IVBX

    Esse é um índice de retorno total, composto por ações e units exclusivamente de ações de companhias listadas na B3 que não estão inclusos no universo BDRs e ativos de companhia em recuperação judicial ou extrajudicial.

    Ademais, para fazer parte do IVBX2 a companhia também não poderá estar em regime especial de administração temporária, intervenção ou negociados em outras situações especiais descritas em listagem na B3.

    Fazem, dessa forma, parte do IVBX as 50 empresas classificadas a partir da 11ª posição em termos de valor de mercado e também em termos de liquidez de suas ações.

    Essas empresas não podem possuir espécies classificadas entre os dez primeiros índices de negociabilidade, e precisam ter presença em pregão de 95% no período de vigência de três carteiras anteriores.

    Os ativos mais negociados da bolsa bem como os ativos emitidos por empresas com os dez maiores valores de mercado ficam de fora do índice. Também ficam excluídos os “Penny Stocks” que são ativos cotados a menos de R$ 1,00.

    Quer aprender a investir em dividendos? Então conheça nosso minicurso sobre dividendos.

    Histórico do índice

    O Índice Valor foi desenvolvido em uma parceria entre BM&FBOVESPA e pelo jornal Valor Econômico. O seu objetivo é medir o desempenho das empresas, sendo que este índice possui um excelente conceito entre investidores para compor uma carteira de valor.

    Ele é um indicador de desempenho médio das cotações dos 50 ativos selecionados em uma relação de ordem decrescente por liquidez de acordo com seu Índice de Negociabilidade.

    O IVBX avalia o impacto que a distribuição de proventos feito pelas companhias emissoras desses ativos teria no retorno do índice.

    Pra que serve o IVBX?

    O IVBX serve, desse modo, para medir o desempenho das companhias listadas na B3, avaliando as empresas com maior liquidez. O IVBX leva em consideração o índice de negociabilidade.

    Quer aprender a investir em REITs? Então baixe o nosso E-book gratuito investindo em REITs.

    É possível investir no índice?

    Por não possuir um ETF atrelado a este índice, não é possível, portanto. investir nele. Contudo, é possível consultar o índice periodicamente e comprar as ações e os percentuais presentes no índice.

    Com isso, o investidor poderá compor a sua carteira de investimento procurando assim aumentar o seu retorno sobre o capital investido. Também é possível construir uma carteira com todos os ativos que compõem esse indicador.

    Foi possível compreender sobre o que é o IVBX? Deixe suas dúvidas nos comentários.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *