Acesso Rápido

    Ipea: entenda mais sobre o Instuto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Ipea: entenda mais sobre o Instuto de Pesquisa Econômica Aplicada

    Os dados sobre economia, população, saúde e realidade social, como o PIB, divulgados nos jornais não surgem do nada. Tanto que é essencial que toda informação divulgada traga em seu conteúdo a fonte na qual ela foi obtida. Uma das mais recorrentes é o Ipea.

    Para garantir a veracidade do dado apresentado, por meio de uma fonte confiável e de renome, costuma se utilizar o Ipea.

    O que é Ipea?

    Ipea é o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, entidade responsável pelo levantamento e divulgação de dados econômicos do Brasil. Ele foi fundado em 1964 e dado o seu objeto de estudo, a fundação está vinculada ao Ministério da Economia.

    Na data de sua fundação, recebeu o nome de Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea), que foi mudado para Ipea em 1967.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Objetivos do Ipea

    Os dados no Brasil levantados por meio das atividades do Ipea ajudam na tomada de decisão do gestor público, acerca de medidas necessárias para melhorar os indicadores.

    Algo especialmente importante durante períodos de crise ou grande mudança no consumo.

    Além disso, as pesquisas realizadas pelo Ipea são disponibilizadas de tempos em tempos para a sociedade e costumam ilustrar as manchetes do jornal.

    Estas disponibilização e divulgação são feitas por meio de publicações, assessoramento técnico, seminários e até mesmo cursos.

    Seu objetivo oficial é, por meio do seu trabalho, melhorar as políticas públicas de base, a fim de otimizar o desenvolvimento do país, prestando assim auxílio ao governo na elaboração de estratégias.

    Qual é a importância do Ipea?

    A Economia é a base de qualquer país. Ela afeta escolhas eleitorais, desenvolvimento de políticas e encargos sociais. Por isso, a apuração dos dados econômicos  de um país é fundamental.

    Por ser um órgão ligado ao governo, existe a dúvida se os dados apresentados não são maquiados para parecerem menos impactantes ou mais aprazíveis para os cidadãos.

    Algo que ocorre  uma alienação do conteúdo na hora de divulgar as informações coletadas, o que pode ser feito pelos canais oficiais de comunicação, assim como por veículos de modo geral.

    Entretanto, isso não altera a veracidade dos dados coletados para a pesquisa, apenas o viés que foi utilizado pelos gestores da comunicação oficial a partir deles.

    Para o investidor e cidadão comum, pode ser interessante a utilização de outras fontes de informação além do Ipea para a tomada de decisão. Não necessariamente por não confiar nos dados do Ipea, mas para poder ter acesso possivelmente a um estudo com outro método de coleta de dados.

    Vale ressaltar que indivíduos que não concordem com dados do Ipea pode enviar sua opinião ao instituto, através da sua ouvidoria.

    Esta possibilidade foi regulamentada pela Instrução Normativa Nº. 03, de 12 de maio de 2004 e pelo Decreto nº 7.142/2010.

    Para entender melhor o impacto dos dados econômicos nas tomadas de decisão do Estado, confira o e-book sobre Economia para Investidores oferecido gratuitamente pela Suno Research.

    Foi possível saber mais sobre o Ipea e sua importância? Deixe suas dúvidas, comentários e sugestões no espaço logo abaixo do artigo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *