Por: Tiago Reis

IPC Fipe: conheça um dos índices que calculam a inflação no preço de produtos

Quem acompanha o noticiário econômico certamente já se deparou com reportagens com as seguintes manchetes: “IPC Fipe sobe 0,40% na primeira quadrissemana” ou então “IPC Fipe deve desacelerar e fechar em 0,36%”.

Essas notícias são referentes à variação do custo de vida na cidade de São Paulo. O IPC Fipe é calculado com base nos gastos das famílias com rendimentos entre um e vinte salários mínimos. O resultado apurado é considerado um dos índices de referência para medir a inflação. Outros indicativos importantes são o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e IGP (Índice Geral de Preços) e INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), entre outros.

O que significa IPC Fipe?

IPC Fipe é o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Trata-se de uma pesquisa de variação de preços de uma cesta de produtos no município de São Paulo. O índice, que mede a taxa de inflação na capital paulista, apresenta dois tipos de resultado.

No resultado mensal, o período de pesquisa ocorre entre o primeiro e último dia de cada mês. Os valores são divulgados no mês seguinte ao da amostra.

ipc fipe

No quadrissemanal, o cálculo leva em conta um período de oito semanas. Nesse caso, é feita a comparação dos preços médios das 4 semanas de referência e dos que foram obtidos nas 4 semanas que são anteriores a elas. A cada nova divulgação, são incluídas as informações de uma semana mais recente e excluídos os preços da semana mais antiga.

Para se chegar ao valor do índice, divide-se o preço médio das semanas de referência pelo preço médio das semanas base.

Por exemplo, na segunda quadrissemana de novembro de 2018, o período de referência do IPC Fipe vai de 16 de outubro a 15 de novembro. Já o período base, ou seja, o período das quatro semanas anteriores vai de 16 de setembro a 15 de outubro. Para obter os resultados do índice na quadrissemana seguinte, a semana mais antiga é retirada e uma semana mais recente é acrescentada.

Histórico do IPC Fipe

A metodologia adotada pelo índice tem como objetivo encontrar tendências fortes de variação de preços. O cálculo do IPC Fipe é feito desde 1939, quando era de responsabilidade da Divisão de Estatística e Documentação da Prefeitura do Município de São Paulo.

No ano de 1968, o índice passa a ser calculado pela USP. Já em 1973, é criada a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. A organização de direito privado e sem fins lucrativos é a responsável pelo IPC desde então.

No site da Fipe, é possível acessar toda a série histórica. Além disso, os resultados atuais também são divulgados pela internet.

O que entra no cálculo IPC Fipe

O cálculo IPC Fipe é feito a partir da variação de preços de produtos de sete categorias diferentes

  •  Habitação
  •  Alimentação
  •  Transportes
  •  Despesas Pessoais
  •  Saúde
  •  Vestuário
  •  Educação

Os produtos e serviços que têm preços analisados pelo IPC Fipe são definidos pela POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares). Essa relação indica quais são os gastos médios de cada família e quais os itens mais importantes. A lista é atualizada com frequência para que possa incorporar novos produtos e serviços.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!