Acesso Rápido

    Investimentos rentáveis: conheça as opções disponíveis no mercado

    Investimentos rentáveis: conheça as opções disponíveis no mercado

    Grande parte dos investidores buscam investimentos rentáveis e ao mesmo tempo seguros antes de começar a sua jornada de investimentos.

    No entanto, ativos de renda variável que são investimentos rentáveis possuem um risco maior no curto prazo. E para minimizá-los é possível definir estratégias de diversificação de investimentos.

    O que são investimentos rentáveis?

    Investimentos rentáveis são ativos financeiros que um determinado investidor possui e que geralmente oferecem uma rentabilidade acima da média do mercado. Através de ações e fundos imobiliários é possível obter esse tipo de ganho.

    Normalmente um ativo com boa rentabilidade geralmente possui um risco mais elevado. Desse modo, além da rentabilidade é preciso também atentar-se à segurança do ativo.

    E-book: Investindo em Fundos Imobiliários

    Baixe gratuitamente nosso ebook sobre os Fundos Imobiliários e conheça a forma mais simples e efetiva de se investir em imóveis!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Em linhas gerais, existem dois tipos de ativos no mercado financeiro: renda fixa e renda variável. Os ativos de renda fixa costumam ser menos rentáveis ao passo que os ativos de renda variável são investimentos mais rentáveis principalmente no longo prazo.

    Entretanto, os ativos de renda variável também apresentam um risco maior para o investidor. Risco esse que pode ser minimizado por meio da diversificação da carteira de investimentos.

    Opções para investir de forma rentável

    Os ativos de renda fixa, normalmente são mais seguros que os ativos de renda variável. Mas, por outro lado também são menos rentáveis. Desse modo, é preciso levantar algumas questões antes de realizar um investimento, como:

    • Quantidade que será investida;
    • Motivo do investimento;
    • Expectativa do rendimento;
    • Tempo que deixará o dinheiro aplicado.

    Dependendo das respostas, alguns ativos podem ser mais indicados que outros. Ademais, também é preciso pensar no perfil do investidor.

    Quem é mais arrojado poderá buscar investimentos mais rentáveis  mesmo que isso possa gerar mais risco. Já quem é mais conservador deve optar por ativos mais seguros e menos rentáveis.

    Quer aprender a investir como Warren Buffett? Então baixe o nosso E-book investindo como Warren Buffett.

    Quais são os investimentos mais seguros e rentáveis?

    Os investimentos mais seguros do mercado são os produtos de renda fixa.  Os investimentos do Tesouro Direto costumam ser considerados  os investimentos mais rentáveis e seguros dessa modalidade.

    Todavia, a rentabilidade desses ativos é direta ou indiretamente relacionado à Selic. Ela poderá variar de acordo com o tempo do resgate assim como com a quantia aplicada.

    Os ativos de renda fixa costumam ser indicados para pessoas com perfil mais conservador. Por outro lado quem deseja rentabildades acima da taxa selic deve aumentar um pouco o risco, buscando ativos de renda variável.

    Investimentos rentáveis na renda variável

    Ativos de renda variável são de modo geral formas mais rentáveis de investimentos. Todavia, eles também possuem um risco maior.

    Para minimizar esse risco, indica-se aumentar a diversificação da carteira de investimentos. Ou seja, investir um pouco de capital em vários ativos diferentes.

    Há uma grande gama de opções no mercado financeiro de ativos de renda variável como: Ações diretas, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários, Stocks e REITS.

    Existem diversas estratégias para se investir em renda variável. A mais vencedora da história foi o investimento com o foco no longo prazo. Tornar-se sócio de uma companhia através da compra de ações por um período bem longo.

    Apesar da volatilidade de curto prazo das ações, o mercado de renda variável tende a andar para cima e os investidores que costumam segurar um ativo por 10 anos ou mais, podem conseguir ganhos maiores que a taxa selic.

    Para buscar investimentos rentáveis em renda variável é necessário analisar da própria empresa que está ofertando a ação.

    Também é necessário definir uma estratégia de prazo e de diversificação para minimizar ao máximo o risco diversificável. Diversificar além de ativos, mas também entre países. como em investimentos no exterior, provou ser uma estratégia vencedora pelos investidores brasileiros.

    Foi possível entender sobre investimentos rentáveis? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *