Investimentos no Brasil
Por: Tiago Reis

Investimentos no Brasil: os riscos de aplicar em um país

Como brasileiros vivendo no Brasil, nada mais natural do que ter investimentos no Brasil. Mas quais são as opções e o que isso pode significar?

Há diversas opções de investimentos no Brasil. O investidor precisa escolher as que mais se adéquam ao seu perfil de investimento e as suas necessidades do momento.

Investimentos no Brasil são todas as aplicações que estão sujeitas ao risco Brasil. Ou seja, são ações de empresas brasileiras, ou títulos de crédito de empresas ou bancos brasileiros, ou do próprio governo federal.

Quando estamos investindo no Brasil seja qual for a classe de investimentos estamos nos expondo as variáveis macroeconômicas brasileiras. Em outras palavras aos riscos e as oportunidades do Brasil.

Podemos investir em ações, renda fixa privada, ou títulos públicos, fundos multimercados, fundos imobiliários. Todas essas classes de ativos possuem seus riscos próprios, mas todas estão dentro do risco Brasil.

Algumas variáveis macroeconômicas podem afetar o seu investimento, como:

  • Inflação
  • Juros
  • Câmbio
  • Riscos legais

Vamos entender quais são as principais:

Inflação

Quando a inflação sobe no país o dinheiro perde poder de compra. Logo, os retornos dos investimentos em reais são corrompidos pela inflação.

Além disso, quando a inflação fica acima da meta do Banco Central ele aumenta os juros básicos da economia para combatê-la.

Juros

Os juros básicos da economia, a SELIC, são a base para os rendimentos em renda fixa. Quanto mais altos, maiores serão os juros dos títulos de renda fixa.

Por outro lado, os juros aumentam a dívida das empresas e desestimulam o consumo na economia. O que de forma geral piora os resultados das empresas listadas em bolsa.

Câmbio

A valorização do dólar pode aumentar a inflação, e, por conseguinte os juros. Mas também pode aumentar o lucro de empresas exportadoras e desestimular o consumo de importados, aumentando o consumo de produtos brasileiros.

Riscos legais

Mudanças na legislação podem afetar a atividade das empresas brasileiras. Por exemplo, com o aumento de tributos.

Riscos políticos

Mudanças na política podem gerar mudanças legais e econômicas no país.

O que considerar nos investimentos no Brasil?

Investimentos no Brasil

Dessa forma, todas as variáveis de risco Brasil afetam diretamente os investimentos no país. Por isso, é preciso ter em mente que quando se possui investimentos apenas no Brasil a sua carteira de investimentos está inteiramente exposta aos riscos desse país.

Mesmo que o portfólio de investimento esteja diversificado em renda variável, renda fixa e imobiliário, está exposto ao risco do mercado brasileiro.

Por isso, é importante que uma parte dos seus investimentos esteja exposta aos riscos de outros países. Portanto, que tenha o risco do mercado brasileiro mais diversificado.

Não é preciso investir fora do país para conseguir diversificações. Ações de empresa multinacionais por exemplo, são um exemplo de diversificação, já que não dependem apenas do mercado brasileiro. Assim como as ações de empresas exportadoras.

É possível inclusive investir em ações americanas através do ETF da S&P 500.

Fundos multimercados também são uma ótima opção de diversificação, já que podem investir em ações, juros e moedas no exterior.

Portanto, investimentos no Brasil estão diretamente ligados aos riscos brasileiros. Isso pode ser uma oportunidade ou um grande risco. Para se proteger, considere investir parte da sua renda em ativos ligados a outros países.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

231 artigos
Ações

FIIs

39 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.