investimento financeiro
Por: Tiago Reis

Investimento financeiro: como ter a melhor rentabilidade

rentabilidade de um investimento financeiro está atrelada a alguns fatores. Eles determinarão o quanto é possível obter com cada opção de aplicação.

Por isso, antes de fazer um investimento financeiro é importante conhecer este mercado. Livros de investimentos podem ser uma boa ajuda neste sentido.

Um investimento financeiro com boa rentabilidade é o que proporcionará maior ganho para o investidor ao longo do tempo. Assim, se uma aplicação render 1% ao ano e outra 2% para o mesmo período e valor, a segunda opção é mais rentável.

Nem sempre á fácil de perceber qual investimento financeiro é de fato mais vantajoso. Isso porque também é preciso considerar pontos como imposto de renda (alguns, como dividendos, não são tributados), IOF, taxa de corretagem…

Por isso, é importante investir em conhecimento.

Diversidade para maior rentabilidade do investimento financeiro

investimento financeiro

Ao contrário do que muitos investidores iniciantes pensam, não é preciso sair do perfil conservador, no tocante a investimentos, para conseguir uma boa rentabilidade.

A máxima de que quanto maior o risco, maior a rentabilidade, não é uma verdade absoluta. Isto porque é possível obter grande rentabilidade no longo prazo investindo em ações de empresas que são relativamente seguras, como as que estão no setor de energia ou saneamento.

Porém, um investimento financeiro em renda fixa também pode ter uma rentabiliadde que satisfaz alguns investidores.

O importante é conhecer bem a opção escolhida, suas características, ônus e bônus.

Também vale diversificar os tipos de investimento.

Um mesmo investidor pode ter uma carteira com ações, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e fundos imobiliários.

Se ele conseguir acompanhar estes mercados ou tiver um bom gerenciador para os seus investimentos, este passa a ser um bom negócio.

No longo prazo, no entanto, o investimento em renda variável – ações e fundos imobiliários – tende a ser mais lucrativo. Desde que o investidor seja bem assessorado e escolha as melhores opções disponíveis. É o que a Suno faz.

Como aumentar a rentabilidade do investimento financeiro

investimento financeiro

É possível fazer um investimento render mais com aportes mensais.

Claro que mais dinheiro será investido, o que por si só justificaria um aumento de ganho.

Mas não é só isso.

Dependendo do investimento escolhido, aportes mensais feitos da forma certa podem alavancar sua rentabilidade.

Outra estratégia é apostar no longo prazo.

Principalmente para ações e fundos imobiliários. Por isso é importante escolher as melhores opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, quem investe mensalmente em ações do banco Itaú – ou da Itaúsa, sua controladora – há 10 anos, com certeza tem uma carteira com uma rentabilidade enorme hoje. O mesmo vale para quem comprou ações da Ambev. Várias empresas poderiam entrar nesta lista.

Assim, com um pouco de dedicação para entender como o mercado financeiro funciona, o investidor pode fazer seu dinheiro trabalhar melhor.

Por isso, vale a pena lutar por uma melhor rentabilidade para o investimento financeiro.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

231 artigos
Ações

FIIs

39 artigos
FIIs

Clube Exclusivo Suno

Small Caps

Pequenas em capitlização, gigantes em potencial.

Conheça o Clube Suno Small Caps e receba recomendações das melhores Small Caps para você investir na Bolsa de Valores.