bancos brasileiros oligopólio
Por: Tiago Reis

Investimento em bancos: conheça suas principais vantagens e desvantagens

De modo geral o investimento em bancos é o meio mais utilizado entre as opções de aplicações do brasileiro médio. Muitos bilhões ainda são direcionados aos bancos para a compra de títulos de renda fixa e fundos de investimentos gerenciados por essas instituições.

O investimento em bancos é aquele no qual o investidor, por intermédio de um banco, tem a opção de escolher um produto financeiro oferecido por essas instituições com o objetivo de receber juros provenientes dessas aplicações.

Esse tipo de investimento possui muitas vantagens e desvantagens, cabe o investidor decidir qual a sua melhor opção disponível no mercado.

Geralmente, os investimentos em bancos são concorrentes das plataformas de corretoras em alguns aspectos, principalmente na hora da prospecção das melhores opções de retornos do mercado. Isso acontece porque as corretoras de valores possuem plataformas que oferecem uma gama variada de opções de investimentos disponíveis em um leque de bancos diferentes.

A seguir listaremos algumas das vantagens e desvantagens dos investimentos em bancos em relação às corretoras:

Vantagens do investimento em bancos

A principal vantagem para o investimento em bancos é sem sombra de dúvidas a comodidade oferecida por essas instituições. É muito mais fácil e cômodo direcionar os recursos dentro do seu próprio banco sem necessitar realizar nenhuma transferência. No caso das corretoras, é preciso que haja uma transferência dos recursos disponíveis na sua conta bancária para a conta corrente de sua corretora.

Outra vantagem, que na verdade pesa apenas um pouco mais a favor dos bancos, é o atendimento diferenciado. Para clientes com patrimônios elevados existe um atendimento diferenciado oferecido pelos bancos de modo a tentar oferecer os melhores serviços possíveis para esses clientes.

É importante ressaltar que muitas corretoras também possuem essa opção de atendimento, porém o acompanhamento físico quase sempre será possível apenas em bancos de varejo, dos quais podem oferecer serviços com um contato muito mais próximo com o cliente.

Desvantagens do investimento em bancos

A maior desvantagem ao investir através de bancos é, com certeza, a relativa baixa disponibilidade de opções de investimento. Os bancos, de modo geral, costumam restringir as ofertas aos seus próprios produtos, ao contrário das corretoras, que têm acesso a uma variedade enorme de produtos de instituições financeiras.

Outro ponto que pesa muito em desfavor aos bancos é a rentabilidade. De forma geral, as corretoras trabalham com diversas instituições, então dessa forma é possível encontrar produtos que oferecem uma maior rentabilidade, como CDBs que pagam acima de 115% do CDI, por exemplo.

É possível também encontrar nos bancos o oferecimento de produtos que podem não ser considerados investimentos. Como por exemplo, os títulos de capitalização. Muitos clientes de bancos compram esses produtos financeiros oferecidos por seus gerentes, muitas vezes sem ter o mínimo de conhecimento sobre investimentos. Fato que dificilmente ocorrerá numa corretora.

Então por ultimo, mas não menos importante, temos o fator custos de transação e taxas cobradas. Nesses casos as corretoras geralmente também levam vantagem, pois elas não cobram para a abertura de conta e muitas isentam os investidores em investimentos como compras de títulos públicos.

É preciso apenas ficar atento no caso das corretoras, pois geralmente elas incentivam seus clientes a girar o seu patrimônio em demasia, o que pode gerar muitos custos com corretagem.

No fim, a decisão é toda do investidor, sabendo das vantagens e desvantagens, cabe a eles decidirem quais atribuições dos investimentos em bancos mais lhes convém.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

204 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!