investidor de risco

Exercendo um papel fundamental para o desenvolvimento de uma economia de mercado, o investidor de risco é um indivíduo que merece toda a atenção de um empreendedor.

O investidor de risco (ou venture capitalist) é um tipo peculiar de investidor, ele pode ser do tipo pessoa física, ou jurídica.

A sua atividade principal é investir dinheiro em um negócio. Além disso, ele também pode contribuir trazendo sua experiência e profissionalismo para que a companhia consiga traçar um melhor planejamento estratégico.

Além disso, esses venture capitalists costumam comprar participações societárias em empresas. Esses aportes normalmente são de caráter temporários, visando sempre o resgate futuro obtendo um valor superior ao o que foi investido.

Geralmente, esses investidores entram nos negócios como sócios minoritários, no entanto, eles costumam exigir poder de decisão perante a diretoria da companhia.

Desse modo, uma parceria entre investidor e empreendedor precisa ser muito bem formada, para que os dois trabalhem juntos em prol da companhia.

Diferença do investidor de risco e sócio-capitalista

capitalista de risco

Diferença do investidor de risco e sócio-capitalista

O conceito formal de sócio-capitalista é bastante antigo e trata-se daquele indivíduo que entra com o seu capital para suprir qualquer necessidade dentro de uma empresa.

Normalmente, os sócio-capitalistas estão à procura de empresas que tragam bons retornos no longo prazo. A preferência desses tipos de investidores é por negócios que possuam uma previsível geração de caixa.

Já o investidor de risco tem um interesse um pouco diferente. Esse não se importa tanto com a quantidade de dinheiro investida, nem com a previsibilidade da geração de caixa, mas sim com o potencial retorno de seu investimento.

Desse modo, esses investidores normalmente assumem uma postura mais agressiva. Além disso, eles estão à procura de retornos muito elevados e da forma mais rápida possível.

De maneira geral, um venture capitalist procura garantir que o empreendedor consiga valorizar muito a sua empresa, seja gerando lucros substancialmente maiores, seja ganhando participação de mercado.

Além disso, não é difícil perceber que essa postura mais agressiva gera muito mais risco com relação ao retorno do investimento realizado.

Investidores de risco mais famosos do mundo

capitalista de risco

Investidores de risco mais famosos do mundo

Ao redor do mundo existem alguns investidores que fizeram fama ao realizarem investimentos altamente lucrativos. A seguir, poderemos conhecer alguns deles:

  • Jim Goetz: esse investidor ficou famoso através da sua aposta feita, no final de 2012, no aplicativo WhatsApp. Através do seu investimento, Goetz transformou seus US$ 60 milhões em incríveis US$ 3 bilhões, em menos de 2 anos, quando o Facebook comprou o aplicativo.
  • Steve Anderson: esse venture capitalist investiu no Instagram, antes mesmo que essa rede social tivesse esse nome. Esse investidor tem uma gama variada de negócios que vão desde jogos a aplicativos de finanças e moda.
  • Chris Sacca: investidor de risco americano, Sacca investiu acertadamente o seu capital em empresas de sementes e tecnologia em estágio inicial, tais como Twitter, Uber, Instagram, Twilio. Os seus investimentos o colocaram como o n°2 na lista de Midas da Forbes: Top Tech Investors 2017.

Além desses, existem muitos outros capitalistas de risco espalhados pelo mundo todo. Fomentando o papel essencial do investidor de risco em economias de mercado.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.