Acesso Rápido

    Investidor arrojado: entenda o que é esse perfil de investimento

    Investidor arrojado: entenda o que é esse perfil de investimento

    Cada pessoa possui um determinado tipo de perfil que caracteriza a sua forma de investir. Existe portanto, investidores mais conservadores e também o investidor arrojado.

    O investidor arrojado é normalmente aquela pessoa com um perfil menos avesso ao risco e que procura encontrar ativos de maior rentabilidade no mercado de capitais.

     

     

    O que é um investidor arrojado?

    O investidor arrojado é um tipo de investidor que possui uma tolerância maior ao risco do que outros investidores. Desse modo, esse tipo de investidor costuma buscar maior rentabilidades correndo também mais risco.

    Normalmente pessoas que possuem um perfil arrojado procuram ter um domínio maior sobre o setor onde estão investindo. Dessa forma, elas procuram obter o máximo de conhecimento para então se expor ao risco.

    Planilha de Controle de Investimentos

    Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    No entanto, embora um investidor com perfil arrojado tenha uma exposição maior ao risco, ele não investe obstinadamente em ativos mais arriscados. É comum que esse tipo de investidor também faça uma boa diversificação da sua carteira de investimentos.

    Mas, ao por procurar ativos que proporcionem maior rentabilidade, o investidor arrojado possui uma maior chance de perdas como também uma maior possibilidade de aumentar o seu patrimônio pessoal no longo prazo.

    Perfil do investidor

    Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que significa perfil arrojado, e conforme mencionado, é um tipo de investidor com menos aversão ao risco.

    No entanto, não existe somente este tipo de perfil de investimentos. Existe também o perfil conservador que é o investidor com mais aversão ao risco e que prefere investir o seu capital em ativos mais seguros e menos rentáveis.

    Também existem os investidores com perfil moderado que suportam um pouco mais de risco do que os investidores conservadores, mas, com menos tolerância ao risco do que um investidor com perfil arrojado.

    Por fim, existem os investidores com perfil agressivo que possuem uma apetite muito maior por riscos e procuram aplicar todo o seu capital em ativos de renda variável com possibilidade altos ganhos mas também de altas perdas.

    Quer aprender a investir em fundos imobiliários? Então baixe nosso E-book gratuito investindo em Fiis.

    Ativos indicados para o investidor arrojado

    Ao entender o significado de investidor arrojado é possível se identificar com ele. Caso isso aconteça, é importante entender quais são os ativos mais indicados para esta categoria de investidores.

    Embora o perfil arrojado tenha uma tolerância maior ao risco, ele também procura uma maior diversificação de ativos, deixando inclusive uma parte do seu capital em renda fixa.

    Normalmente o investidor arrojado procura pulverizar o seu dinheiro em títulos de LCI, LCA, Debêntures, Fundos Imobiliários, Stocks e ETFs, buscnado uma carteira diversificada em diferentes ativos.

    No entanto, é preciso esclarecer que não há uma regra clara sobre quais são os ativos favoritos para este tipo de investidor. Afinal, tudo depende do momento e da situação econômica pela qual se está enfrentando. Por isso, cada individuo deve buscar uma carteira que faça sentido para seu planejamento financeiro e também que entenda o risco que está exposto a cada classe de ativo.

    Foi possível entender o que é um investidor arrojado? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *