inflação em 2020
Por: Tiago Reis

Inflação em 2020: confira as principais estimativas e saiba como investir

Uma das mais importantes variáveis mais importantes dentro de uma economia é a sua inflação. Por isso, muitos investidores procuram saber qual é a expectativa para a inflação em 2020.

Isso porque a variação de preços é um importante termômetro de como está sendo o crescimento econômico da economia. A seguir, explicaremos melhor como essas variações afetam os investimentos e colocaremos algumas das previsões de inflação em 2020.

Qual é a previsão de inflação em 2020?

Primeiramente, é preciso ressaltar que não existem formas de determinar exaramente qual será a inflação em 2020. Por isso, para obter uma previsão desse indicador, costuma-se utilizar o Boletim Focus.

Esse Boletim é um documento divulgado semanalmente que reúne as expectativas do mercado acerca de algumas variáveis econômicas. Nesse sentido, pesquisa-se as expectativas de gestoras, bancos e outra instituições para a economia brasileira.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Alguns indicadores analisados no Relatório Focus são:

Portanto, semanalmente e ao longo de todo ano, diversos agentes do mercado são consultados com relação às suas expectativas sobre os indicadores citados acima. A média dessas expectativas é, então, compilada no Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central do Brasil.

Destaca-se que, conforme o ano passa, essas expectativas vão se alterando. Contudo, os agentes entrevistados costumam ter um grande interesse em acertar os valores desses indicadores, pois isto é essencial para a boa performance da empresa.

Por exemplo, as previsões iniciais e finais de inflação para 2019 pelo Boletim foram:

  • Previsão em 31/12/2018 – 4,01%;
  • Previsão em 18/11/2019 – 3,33%.

De fato, a inflação brasileira de 2019 deve ficar na faixa de 3,30%, enquanto a previsão do início do ano era de 4,01%.

Previsão de inflação para 2020 do Boletim Focus

Como pôde ser observado, ao longo do ano o Boletim Focus e os agentes do mercado vão se adaptando ao cenário político e econômico mundial e brasileiro para conseguir prever as diversas variáveis econômicas.

Por fim, as expectativas de inflação para 2020 são:

inflação em 2020

Na imagem, é possível conferir que a expectativa do mercado para a inflação em 2020 é de 3,60%. Esta previsão foi publicada no boletim divulgado pelo Banco Central em 18/11/2019.

O número de instituições pesquisadas e a experiência de mercado dos entrevistados faz com que essa estimativa seja muito confiável. Contudo, vale lembrar que a previsão foi realizada com base no cenário econômico e político atual e com o que se espera para o próximo ano.

Ou seja, mudanças inesperadas no âmbito da economia e da política, tanto no Brasil quanto no mundo, podem afetar essas estimativas de inflação para 2020. E é justamente por esse motivo que o Bacen realiza pesquisas semanalmente. Isto é, para refletir uma estimativa mais atualizada, levando em conta os fatos mais recentes.

Alguns dos eventos que podem afetar as expectativas econômicas do mercado são:

  • Aceleração ou desaceleração do consumo;
  • Intensificação ou queda na produção;
  • Mudanças na balança comercial;
  • Alterações na taxa de juros (Taxa Selic) ;
  • Oscilações no câmbio;
  • Aumento ou redução dos gastos do governo.

Qualquer alteração relevantes nesses aspectos políticos e econômicos podem afetar as expectativas dos entrevistados pelo Banco Central de inflação, PIB, câmbio, entre outros indicadores.

Por exemplo, as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China têm tido reflexos negativos no câmbio. Nesse sentido, o dólar saiu de R$3,66 no início do ano para mais de R$4,20 ao final de 2019.

Esse aumento de mais de 15% impacta negativamente os preços de produtos importados ou dependentes de commodities, que são negociados em dólar. Por isso, o aumento da moeda gerou uma inflação de diversos produtos dessas categorias, o que, logicamente, acaba impactando também o IPCA.

E-book: Investindo para Aposentadoria

Construa a sua aposentadoria! Aprenda como gerar renda passiva para garantir o seu futuro investindo nos melhores ativos do mercado.

Expectativa de inflação para 2020 do Top 5

Outra maneira de tentar prever ou de se aproximar da inflação para 2020 é observando a previsão do Top 5, também divulgada pelo BC. Esse Top 5 são as expectativas apenas das cinco instituições que mais acertaram suas estimativas.

Em outras palavras, são as expectativas das instituições que tiveram as menores margens de erro com relação ao que de fato se concretizou com relação aos indicadores pesquisados ao longo do tempo. E ao contrário do Boletim Focus, a divulgação do Top 5 ocorre mensalmente.

Destaca-se ainda que existem dois tipos de Top 5, o de curto prazo e o de médio prazo. Sendo que eles significam:

  • Top 5 Curto Prazo: instituições que mais acertaram as previsões de curto prazo;
  • Top 5 Médio Prazo: instituições que mais acertaram as previsões de médio prazo.

Então, por fim, as expectativas para o IPCA de 2020 dos dois Top 5, divulgada em 07/11/2019, são:

inflação em 2020

Como a inflação impacta os investimentos?

Conhecer e entender a inflação é de suma importância para qualquer investidor. Isso porque os aumentos de preços dentro da economia impactam diretamente a performance dos investimentos.

Por exemplo, um milhão de reais daqui a 30 anos não necessariamente será um valor relevante. Afinal, é possível que a inflação até lá corroa o valor da moeda real e desvalorize o poder de compra do dinheiro.

Por isso, quando um investidor desconsidera a inflação nos seus investimentos, ele leva em consideração apenas os rendimentos nominais. Contudo, o que interessa, de fato, é o rendimento real. Isto é, aquele que retira da rentabilidade do investimento a inflação do período.

Planilha de Controle de Investimentos

Faça o controle completo das suas ações, FIIs e todos os seus investimentos com a nossa planilha gratuita de Controle de Investimentos!

Para facilitar o entendimento, considere o seguinte exemplo hipotético:

  • Inflação no ano X: 10%;
  • Valorização do investimento Y no ano X: 14%.

Nesse exemplo, a valorização nominal do investimento Y foi de 14%, o que parece, inicialmente, um retorno elevado. Contudo, retirando o efeito da inflação, a rentabilidade real é de apenas 4%.

Por isso, é fundamental sempre analisar esse indicador e entender como ele afeta a rentabilidade dos diferentes investimentos. Então, no próximo ano, não se esqueça de acompanhar as previsões para a inflação em 2020.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

206 artigos
Ações

FIIs

53 artigos
FIIs

GARANTA ACESSO AOS DESCONTOS EXCLUSIVOS DA CYBERWEEK

não perca tempo! As ofertas terminam em:

DIAS
 HOR
 MIN
 SEG

CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA ACESSAR AS OFERTAS: