inflação em 2019
Por: Tiago Reis

Inflação em 2019: Veja a previsão de inflação em 2019 no Brasil

Você sabia que a inflação em 2019 pode afetar diretamente o resultado da economia brasileira neste ano?

Tipicamente, uma inflação baixa costuma ser encarada como um sinal verde para o crescimento econômico. Enquanto que uma inflação alta é observada de forma preocupante por parte dos agentes econômicos. Por isso, muitas pessoas desejam saber qual será a inflação em 2019.

Obviamente, ainda não é possível saber exatamente qual será a inflação em 2019, mas existem previsões a respeito deste importante indicador. Antes de mais nada é importante ressaltar que a inflação é comumente medida pelo IPCA. Sendo assim, quando as pessoas se referem a qual será a inflação neste ano elas estão se referindo a qual será o valor acumulado do IPCA durante o ano.

Previsão de inflação em 2019

Para estimar a inflação em 2019 no Brasil é muito importante fazer uso do Boletim Focus.

Mas o que é o Boletim Focus?

Ele se trata de um documento divulgado pelo Banco Central do Brasil que reúne as expectativas dos agentes de mercado em relação a diversos indicadores. Entre eles:

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Além destes, o relatório apresenta a estimativa do IPCA.

Ao longo do ano, diversas instituições são consultadas sobre as suas expectativas em relação a estes dados. Tais como bancos, consultorias, faculdades e outras empresas financeiras.

Esses agentes costumam ter um grande interesse em acertar os valores desses indicadores, pois isto é essencial para a boa performance da empresa.

Sendo assim, essas companhias possuem métodos muito eficazes de estimar a inflação e outros indicadores. Além de, é claro, possuir profissionais de extrema capacidade nesta atividade.

Portanto, as informações do boletim Focus costumam ser bastante precisas.

A previsão de inflação do boletim Focus

inflação em 2019 no Brasil
Fonte: Boletim Focus

Feitas as necessárias observações, será apresentada agora a estimativa de inflação em 2o19 no Brasil.

A previsão de inflação em 2019, como você pode ver na imagem acima, é de 4,11%. Esta informação foi retirada do Boletim Focus divulgado em 30 de novembro de 2018.

Foram 113 instituições que responderam ao Bacen sobre a previsão de inflação em 2019, o que torna esta estimativa muito confiável.

É importante ressaltar que as estimativas são atualizadas ao longo do ano. Assim, caso ocorram pressões inflacionárias, é esperado que as instituições elevem as suas estimativas.

Bem como, caso as pressões inflacionárias se mostram contidas, é possível que as instituições reduzam as suas estimativas. É comum que ocorram ocasiões que alterem as previsões.

10 livros que todo investidor deveria ler

Em 2018, por exemplo, ocorreu a greve dos caminhoneiros. Isto causou grandes pressões inflacionárias, pois com a falta de oferta de produtos os preços se elevaram. Assim, houve uma forte alta do IPCA.

Após esta situação ser controlada, no entanto, o IPCA voltou a ceder.

Caso você queira acessar outras versões do relatório você pode clicar aqui.

O Bacen também disponibiliza uma previsão separada das instituições que mais acertam as suas estimativas. Eles são o chamado TOP 5.

Existem dois tipos de TOP 5. O primeiro é composto pelas instituições que mais acertam as previsões de curto prazo. Enquanto o segundo pelas instituições que mais acertam em relação ao médio prazo.

As estimativas do TOP 5 de curto prazo e médio prazo, são de inflação em 2019 de 4,20% e 3,96% respectivamente.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

205 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!