índices-de-inflação
Por: Tiago Reis

Índices de inflação: saiba quais são os principais indicadores

Dentro do estudo da macroeconomia, um dos indicadores mais importantes para se analisar a conjuntura econômica de um país são os seus índices de inflação.

No Brasil, existem tanto índices de inflação gerais, que refletem o nível de preços de forma mais abrangentes, e específicos, que focam apenas em certos setores.

O que são os índices de inflação?

Os índices de inflação são responsáveis por demonstrar o comportamento dos preços de um país. Ou seja, os indicadores de inflação medem os aumentos ou diminuição dos preços praticados no mercado para diversos produtos e serviços.

Sendo assim, os índices de inflação acabam representando, de certa forma, a variação no poder de compra da população.

Hoje no país, não existe um único indicador oficial para medir a inflação de preços. A inflação é medida por diversos indicadores, cada um com sua metodologia e abrangência diferentes.

Principais índices de inflação no Brasil

Existem diversos indicadores de inflação em uso no Brasil. Alguns são mais populares e costumam ser mais usados. Os principais índices de inflação são desenvolvidos por essas entidades:

  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
  • Fundação Getúlio Vargas (FGV);
  • Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Planilha Vida Financeira

Como são desenvolvidos por entidades diferentes, cada um dos indicadores de inflação possui pesos diferentes. Além disso, as metodologias adotadas não são iguais.

Por exemplo, cada um dos índices usa preços de produtos para medir a diferenças no valor dos produtos.

Dependendo do dia já pode haver variação nos valores entre um índice e outro. Além disso, o peso desses produtos para composição da pesquisa pode afetar o resultado.

No Brasil, os seis índices de inflação mais usados para pesquisas e como indicadores são:

Constantemente, esses dados são calculados e divulgados ao mercado. Para não perder essa e nenhuma outra informação econômica, se inscreva gratuitamente na Lista de Whatsapp da Suno e receba boletins com informações do cenário econômico nacional e internacional gratuitamente.

Importância dos índices de inflação

A inflação pode ter diversas causas. Por exemplo, fatores políticos, excesso de circulação de moeda ou incertezas econômicas.

Os índices de inflação são responsáveis por medir essa variação. Logo, a importância dos indicadores de inflação são enormes para economia.

Investindo no Tesouro Direto

Por exemplo, quando os índices mostram um aumento na inflação, o valor costuma ser usado para reajustes salariais.

Um outro caso, quanto a inflação é alta os investidores entendem que a economia de uma país é volátil. Isto é, tem mudanças bruscas nos preços. Isso faz com quem menos investimentos sejam feitos.

Ou seja, são os índices de inflação que vão traduzir para como está o ambiente econômico de um país. Dependendo do resultado, a economia pode ser vista como estável ou instável.

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Minicurso Gratuito

Invista
No Tesouro
Direto

Aprenda tudo o que você precisa sobre um dos investimentos mais populares e seguros do Brasil