Índice DI
Por: Tiago Reis

Conheça o Índice DI e saiba como essa referência funciona

O Índice DI é uma referência que começou a ser usada a partir do final de 2018 pela CETIP (Central de Custódia de Liquidação Financeira de Títulos Privados).

Apesar de recente, o Índice DI é baseado em outro indicador já tradicionalmente usado pelo mercado financeiro para cálculo de rendimentos.

O que é Índice DI?

O Índice DI é um indicador financeiro cuja principal finalidade é ser utilizado em contratos de opções de DI que passaram a ser disponibilizados a partir do começo de 2019. Ele tem como valor-base 10 mil pontos, estabelecido em 2 de janeiro deste ano.

Aprenda a Investir em Dividendos

O indicador é atualizado diariamente através da variação da Taxa DI. Essa métrica já é divulgada diariamente pela CETIP desde o início de sua operação, em 1986.

Ela foi criada com base nas operações do mercado interbancário. E é usada para corrigir diversos contratos realizados na economia. A Taxa DI serve como um termômetro para definir a taxa de juros que será paga para investidores em aplicações feitas em instituições privadas.

A Taxa DI é apurada nas operações de emissão de Depósitos Interbancários pré-fixados. Seu valor é disponibilizado por volta das 18 horas. É pactuada, normalmente em um dia útil entre instituições de conglomerado distintos (Extragrupo) e registrada e liquidada na CETIP.

Qual a metodologia da apuração da taxa DI?

A partir de 1 de outubro de 2018, a metodologia para calcular a Taxa DI passou a se basear na observação, ou não, das duas condições descritas abaixo:

  • O número de operações elegíveis para o cálculo da Taxa DI for igual ou superior a 100;
  • A somatória dos volumes das operações elegíveis para o cálculo da Taxa DI for igual ou superior a R$ 30 bilhões.

Nesse sentido, caso alguma das condições acima citadas não for observada no dia da apuração da Taxa DI, ela será igual à Taxa Selic Over divulgada no dia.

As taxas anuais DI são expressas através da seguinte fórmula do índice DI: 

Quer aprender como analisar uma ação? Baixe o e-book exclusivo da Suno que ensina a avaliar esses papéis.

Valuation e precificação de ativos

Onde:

  • DIi – Taxa DI da i-ésima operação, calculada com arredondamento de duas casas decimais;
  • VRi – Valor de Resgate da i-ésima operação, informado com duas casas decimais;
  • VEi – Valor da Emissão da i-ésima operação, informado com duas casas decimais.

Usos do Índice DI

A taxa DI serve como indexador de boa parte dos títulos de dívida privada. Esses títulos, são, nesse sentido, emitidos pelas instituições bancárias, como o CDB por exemplo. Dessa forma, os títulos pós-fixados como este pagam um percentual sobre o DI. Em virtude disso, é comum ouvir falar que determinado título tem uma rentabilidade de 90% da DI.

Por ter uma proximidade com a Taxa Selic, o DI acaba, desse modo, servindo de parâmetro para definir a rentabilidade de investimentos em títulos privados.

Também poderá ser um excelente comparativo quando se pensa em investimento em Bolsa de Valores. Pois, quando se trata de investimento de risco, há sempre a necessidade de um termômetro para avaliar a atratividade do investimento.

Desse modo, pode-se concluir que o DI é um importante indicador econômico emitido diariamente. Sendo que deve ser acompanhado por todos os investidores que desejam aplicar o seu capital. Seja em produtos de renda fixa, seja em produtos de renda variável.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o Índice DI? Deixe abaixo a sua opinião e o seu comentário sobre este assunto!

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Como analisar uma ação

Conheça o Passo A Passo para você analisar quais as melhores ações para investir!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno