indice de preços ao produtor amplo
Por: Tiago Reis

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): conheça esse índice de inflação

Entender o que significa o índice de preços ao produtor amplo, é necessário para qualquer investidor que pretenda investir em renda variável.

Afinal, é por meio de indicadores como o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que é possível realizar uma avaliação como o aumento de preços poderá impactar no custo de uma empresa.

O que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo?

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) é um índice de inflação que calcula a evolução dos preços de produtos do agronegócio e da indústria no setor de atacado.

Existem basicamente três Índice de Preços ao Produtor Amplo, sendo eles:

  • IPA-DI;
  • IPA-10;
  • IPA-M.

O IPA-DI, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre o primeiro e o último dia do mês de referência. Ele representa, desse modo, 60% da composição do IGP-DI que é o Índice Geral de Preços.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Já o IPA-10, calcula a evolução dos preços de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência. Assim como o IPA-DI, ele também representa 60% da composição do IGP-10.

Por fim, o IPA-M, calcula a evolução do preço de produtos agrícolas e na indústria no setor de atacado entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. E também representa 60% da composição do IGP-M.

Histórico do IPA

O Índice de Preços ao Produtor Amplo, era antigamente chamado de Índice de Preços por Atacado. A sua abrangência, é, portanto, nacional, registrando as variações de preço de produtos agrícolas e industriais nas transações entre empresas.

Quem faz a apuração do IPA é o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), um órgão vinculado à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esse índice está disponível nas mesmas versões do IGP, conforme foi possível ver. Isso porque, o IPA é um dos três índices que compõe o IGP, sendo que ele representa 60% da composição total deste índice. Os outros dois índices que compõem o IGP são:

  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC) que representa 30%;
  • Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) que representa 10% do IGP.
Planilha Vida Financeira

Como é calculado o Índice de Preços ao Produtor Amplo?

O IPA é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde o ano de 1944. O cálculo é feito de forma diferente nas três versões.

Desse modo, há o IPA-DI que é a média dos preços na agricultura e na indústria no setor de atacado do dia 01 até o último dia do mês de competência. O IPA-10, no entanto, mede os preços do dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês de competência. E o IPA-M, contudo, mede os preços do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de competência.

Para calcular o índice de preço ao produtor é feito uma pesquisa de preços do setor, usando peso para cada um deles e então feito uma média ponderada. O seu objetivo é medir a inflação desses itens periodicamente.

Sendo assim, o gráfico do índice de preço ao produtor é dado através de uma série histórica, onde é possível avaliar a evolução da inflação na economia.

Além do IPA, há também outros índices que medem a inflação na economia brasileira. Como o IGP e o IPCA que é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo.

Esse último dá um parâmetro dos preços que estão sendo praticados no varejo — e, no entanto, representa mais fielmente a inflação sentida pela população em geral.

Foi possível entender o que é o Índice de Preços ao Produtor Amplo? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Telegram Suno

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!