indicadores de produtividade
Por: Tiago Reis

Indicadores de produtividade: como medir o desempenho de empresas

Os indicadores de produtividade são ferramentas que podem facilitar o processo de avaliar o desempenho de uma empresa. Assim, é possível ir além de uma análise baseada apenas no lucro bruto, por exemplo.

Há variadas formas de medir os indicadores de produtividade. Desse modo, é importante compreender cada uma delas para o melhor acompanhamento de uma companhia.

O que são indicadores de produtividade?

Os indicadores de produtividade são ferramentas que possibilitam avaliar o desempenho da empresa por unidade de trabalho e/ou capital empregado. Em outras palavras, possibilitam medir a capacidade de um trabalhador ou máquina de produzir em um determinado período de tempo.

Contabilidade para Investidores

Esse tipo de indicador traz a possibilidade de avaliação da empresa em nível geral e específico. Ou seja, é possível avaliar quanto ela produz em determinado período de tempo, bem como o quanto cada empregado faz.

Essas avaliações são uma espécie de KPI (Key Performance Indicator). Os indicadores de desempenho possibilitam avaliar a empresa não só pelo resultado financeiro gerados, mas também por qualidade, capacidade, entre outros.

Principais indicadores de produtividade

Existem diversas formas de indicadores de produtividade. Cada empresário pode utilizar aqueles que melhor facilitam a análise do seu negócio. Os principais são divididos em:

  • Indicador de lucratividade;
  • Indicador de capacidade;
  • Indicador de qualidade;
  • Indicador de turnover;
  • Indicador de competitividade;
  • Indicador estratégico.

Indicador de lucratividade

Esse indicador é provavelmente o mais utilizado entre os indicadores kpi. Contudo, ele não se resume a apenas verificar se o lucro líquido da empresa está aumentando ou diminuindo.

Apesar do aumento do lucro líquido indicar um aumento da produtividade geral da empresa, é importante conhecer a origem desse aumento. Portanto, é possível aplicar essa análise de forma individualizada, por trabalhador ou por setor. Dessa forma, será possível saber o motivo da alteração nos resultados da empresa.

Quer aprender um pouco mais sobre economia?  Baixe o e-book gratuito da Suno de economia para investidores.

Valuation e precificação de ativos

Indicador de capacidade

Os indicadores de capacidade possibilitam analisar quanto os colaboradores da empresa podem produzir em determinado período de tempo. Esse indicador possibilita traçar metas e limites dentro da empresa.

Por exemplo, se uma máquina operada por um trabalhador pode produzir 500 itens/dia, é possível ter um parâmetro sobre o limite de produção. Além disso, essa medida pode contribuir para um processo de modernização das máquinas em uma eventual necessidade de expansão da produção.

Indicador de qualidade

A gestão de qualidade do produto final da empresa é de suma importância para qualquer negócio. Não é interessante para um empresário que o nível de produção aumente se diminui a qualidade do produto para o consumidor final.

Portanto, os indicadores de qualidade permitem verificar se o aumento da produção foi realizado com manutenção da qualidade do produto. Ou seja, se o lucro aumenta, mas a qualidade cai, haverá consequências negativas no futuro. Dessa forma, essa análise facilita em encontrar o ponto a ser melhorado.

Indicador de turnover

Outro importante indicador para contribuir com a produtividade da empresa é o índice de rotatividade dos funcionários. Um alto nível de rotatividade pode prejudicar o nível de produção da empresa e a qualidade.

Isso porque que sempre é necessário uma determinada quantidade de tempo para que um novo colaborador aprender o trabalho e realiza-lo no melhor nível possível. Portanto, uma boa gestão com pessoas é essencial também para o nível de produtividade da empresa.

Indicador de competitividade

Nesse indicador, é possível comparar a empresa em questão com outras do mesmo setor. Nesse caso, a principal medida para análise é o market share da empresa. Esse indicador também possibilita analisar a possibilidade de aumentar sua parcela do mercado. Seja devido a um aumento na demanda, seja se apropriando da parcela de outra empresa.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Indicador estratégico

O indicador estratégico é de suma importância para traçar metas e acompanha-las ao longo do tempo. Dessa forma, os indicadores estratégicos possibilitam ao empresário analisar ao longo do período como os resultados estão em relação ao planejamento.

Vantagens dos indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade facilitam uma melhor compreensão do todo em relação às operações da empresa. Eles concedem informações mais precisas de pequenas partes da produção, mas que impactam diretamente o produto final.

A utilização desses indicadores de forma inter-relacionada facilita a gestão de processos. Cada indicador possibilita melhorar a análise de outro indicador. Por exemplo, o indicador de capacidade possibilita uma melhor análise do indicador de competitividade, sobretudo para um plano de expansão.

Foi possível saber mais sobre indicadores de produtividade? Deixe suas dúvidas nos comentários a seguir.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

1 comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • victor augusto 26 de agosto de 2019

    Olá. Admiro bastante a Suno. Quero acrescentar que o indicador ”turnover” eu conheço – vivo – de perto. Mesmo sendo empregado e não empregador, afirmo que ele é muito verdadeiro. A alta rotatividade de funcionário atrapalha demais o rendimento/produção da empresa. Principalmente se esta for de um negócio mais complexo. Entretanto, a rotatividade moderada em um certo ponto acredito que até seja benéfica para a instituição. Além disso, ao demitir aqueles que não estão em linha com a filosofia da empresa, está passa a realinhar o caminho do sucesso. Portanto, é mto legal saber que uma experiencia de vida tem um estudo super coerente que a solidifica.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

210 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!