imobilização dos recursos não correntes
Por: Tiago Reis

O que é e como funciona a imobilização dos recursos não correntes

Indicadores contábeis como a imobilização dos recursos não correntes auxiliam a compreensão do cenário financeiro no qual uma empresa se insere. Esse tipo de entendimento é o que busca uma análise fundamentalista.

Com o cálculo da imobilização dos recursos não correntes, é possível saber mais sobre a alocação de capital de uma companhia.

O que é imobilização dos recursos não correntes

A imobilização dos recursos não correntes, também conhecida como imobilização de recursos permanentes, representa o capital investido em recursos permanentes. Através desse indicador, pode-se descobrir o quanto de capital próprio ou capital de terceiros a empresa reserva para esses itens.

Assim, as aplicações nos ativos permanentes serão evidenciadas pelo índice de imobilização de recursos, o qual é calculado através de uma formula.

Os ativos imobilizados financiados pela empresa também entram no calculo de imobilização. Este é o caso de financiamentos maiores, nos quais a empresa paga os recursos permanentes no longo prazo. Esse tipo de operação contribui para que os empreendedores não aloquem capital próprio na empresa.

Como calcular a imobilização dos recursos não correntes?

Para calcular a imobilização dos recursos não correntes, é preciso saber o valor de:

Quer entender mais sobre o que dizem as informações contábeis em relação a investimentos? Faça o minicurso de contabilidade para investidores.

E-book Comece a Investir na Bolsa

A fórmula para o cálculo é:

  • Imobilização dos recursos não correntes = ( Ativo Investimento + Ativo Imobilizado + Ativos Intangíveis ) / ( Patrimônio Líquido + Passivo Não Circulante )

O resultado da fórmula avalia o nível de imobilização do capital próprio e do capital de terceiros. Logo, quanto maior o número, maior será o grau de imobilização da empresa.

Análise de itens de imobilização de capital

Capital de terceiros

A participação de terceiros na empresa acontece através dos empréstimos e fornecedores. Assim, é possível avaliar o quanto de capital próprio é investido no negócio. O empresário pode estabelecer a relação de cada participação através da formula:

  • Participação de terceiros = ( Passivo Circulante + Passivo Não Circulante ) / Ativo Total

Assim, quanto mais próxima de 1 for a participação de terceiros, maior é a dependência de empréstimos que tem a empresa. Ou seja, ela não consegue assumir suas despesas por conta própria. É recomendado que se estabeleça uma relação igual ou inferior a 0,5 nesta fórmula.

O endividamento de curto prazo é um dos compromissos da empresa. E é ideal que ela estabeleça uma relação boa com as dívidas e compromissos. Logo, uma dívida com perfil de curto prazo é um sinal que o empreendedor consegue alocar menos capital de terceiros no seu negócio.

Ativo Imobilizado

O Ativo Imobilizado é composto pelos bens tangíveis ou palpáveis. São aqueles bens que necessitam de benfeitorias e que ajudam na rentabilidade da empresa. O ativo imobilizado é apresentado no balanço patrimonial dentro dos ativos não circulantes. Alguns exemplos de ativo imobilizados são: terrenos, veículos, equipamentos e máquinas.

10 livros que todo investidor deveria ler

Ativo Intangível

Não é um ativo físico, tangível ou palpável. Exemplo de ativos inagitáveis são: direitos autorais, marcas e patentes.

Conseguiu saber mais sobre imobilização dos recursos não correntes? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!