Acesso Rápido

    IGCT: saiba o que é e como funciona o Índice de Governança Corporativa Trade

    IGCT: saiba o que é e como funciona o Índice de Governança Corporativa Trade

    A governança corporativa é um fator que vem sendo cada vez mais considerado pelos investidores em uma empresa. Nesse sentido, um indicador que pode ajudar nessa análise é o IGTC.

    A análise de índices como o IGTC faz com que investidor acompanhe as movimentações dos ativos nos quais têm interesse. Se estes forem positivos e sustentáveis, pode mostrar um potencial interessante para novas aplicações.

    O que é IGCT?

    IGCT é a sigla para Índice de Governança Corporativa Trade. Criado e gerenciado pela Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), atual B3, trata-se de um indicador que mostra o desempenho médio dos ativos de emissão das empresas as quais analisa, no tocante à cotação.

    O IGCT é um índice de retorno total, o que faz com que sua análise represente o rendimento dos investimentos que compõem sua carteira, entretanto indo além, uma vez que considera também a valorização do papel e a distribuição de dividendos.

    E-book: Investir em Fundos de Investimento

    Baixe gratuitamente nosso ebook aprenda como escolher e investir nos melhores Fundos de Investimento do mercado.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Composição do IGCT

    Assim como o Ibovespa, ele trabalha com uma carteira teórica de ativos. Além disso, o IGCT tem regras definidas na definição de quais ações e units serão utilizadas em sua composição.

    A primeira delas é que todos os ativos precisam ser de companhias listadas na B3. Mas há outros critérios, como:

    • Ter presença de 50% no período de três carteiras anteriores;
    • Estar entre os 99% mais negociados na Bolsa;
    • Ter presença em pregão de, pelo menos, 95% no período de vigência de três carteiras anteriores; e
    • Ser objeto de oferta pública pelo período de vigência das três carteiras anteriores.

    Além disso, não são utilizadas ações de empresas em recuperação judicial ou extrajudicial e qualquer outro regime especial de administração ou listagem. O mesmo vale para ativos “penny stock”, cuja cotação esteja abaixo de R$ 1.

    Histórico do IGCT

    O IGCT foi criado para complementar o Índice de Ações com Governança Corporativa (IGC), que funciona de modo semelhante, mas com menos critérios restritivos para a sua composição.

    Ambos buscam aferir o desempenho das companhias que mostrem bons níveis de governança corporativa. Mas o IGCT é mais específico, tentando filtrar as melhores empresas entre estas. Ou seja, aquelas com alta liquidez em suas ações.

    Seu cálculo é feito em tempo real. Nele, segundo a B3, são considerados os preços dos últimos negócios efetuados no mercado a vista com ações componentes da sua carteira.

    Para que serve o IGCT?

    Como a proposta do IGCT é analisar as ações de empresas boa governança corporativa e alta liquidez de suas ações, sua proposta é mostrar como os papéis das empresas que têm esta preocupação em sua gestão se saem.

    Logo, é possível visualizar o impacto de uma boa governança no crescimento do negócio. Mas, para isso, pode ser necessário comparar o índice com outros intuitos de análise.

    É possível investir no IGCT?

    Assim como ocorre em outros índices, não é possível investir diretamente na sua carteira teórica. Porém, por meio de um ETF (Exchange Traded Fund) é possível aplicar em um fundo de índice de ações, que possua uma carteira semelhante à do IGCT.

    Para o IGCT, especificamente, há o GOVE11, fundo de índice de ações listado na B3.

    Além disso, o investidor pode comprar diretamente ações integrantes do IGCT, respeitando a proporção da composição da carteira. Este, entretanto, é um processo mais trabalhoso e demanda conhecimento de quem se propor a isso.

    Foi possível saber mais sobre o IGCT? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *