icva
Por: Tiago Reis

ICVA: entenda mais sobre o Índice Cielo de Varejo Ampliado

Indicadores setoriais sempre foram um verdadeiro problema no Brasil. Afinal, o crescimento ou decrescimento do PIB mostra como está a economia como um todo, mas não um setor específico. E é aí que entra o ICVA.

Esse indicador é utilizado tanto por empresas quanto por empreendedores para estabelecer a suas estratégias de negócio e auxiliar o planejamento financeiro. Nesse sentido, o ICVA vem ganhando força ano após ano.

O que é o ICVA?

ICVA é a sigla de Índice Cielo de Varejo Ampliado. Esse é um índice que foi criado no ano de 2014 com a finalidade de medir o desempenho e  atividade econômica do varejo brasileiro.

É por meio dele que é possível saber se as vendas do varejo está crescendo ou decrescendo no mercado interno. Em outras palavras, é possível acompanhar o sobe e desce das atividades dos mais variados setores varejistas do país.

Guia de Economia para Investidores

Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

Até então, para saber se um determinado ramo da economia estava indo bem ou não era bem mais complicado. Isso porque, somente existia as pesquisas setoriais do IBGE que além de mais complexas são pagas em alguns casos.

Esse indicador foi desenvolvido pelo setor de inteligência da Cielo (CIEL3) com o intuito de medir as vendas de varejo, facilitando assim as análises setoriais.

Na atualidade são acompanhados 18 setores mensalmente, sendo que o acompanhamento se dá tanto nas micro e pequenas empresas enquadradas no Simples Nacional quanto nos grandes magazines.

Entendendo melhor o Índice Cielo de Varejo

O acompanhamento do Índice Cielo de Varejo Ampliado se dá em todas as regiões do país nos setores de bens duráveis, semiduráveis, não duráveis e serviços.

Um dos fatores interessantes é que o índice não leva somente em conta as vendas realizadas por meio da maquininha de cartão. Ou seja, ele reflete a verdadeira dinâmica no consumo das vendas.

Existem, portanto, três tipos de ICVA que são apurados: o Nominal, Deflacionado e Nominal/Deflacionado. Cada um deles possui uma métrica diferente.

O Índice Nominal mostra o crescimento da receita nominal comparando o crescimento ou decrescimento da mesma com o mesmo período do ano anterior.

Já o ICVA Deflacionado segue a mesma lógica, contudo desconta a inflação.

Para isso é usado o índice IPCA-IBGE como deflator. Desse modo, é possível observar se houve crescimento real das vendas de varejo, pois é desconsiderado nesse caso o aumento de preços, o que, de certo modo, mostra o crescimento em unidades de venda.

Por fim, o Índice Nominal/Deflacionado considera o ajuste de calendário para que seja realizada a comparação com o mesmo período dos anos anteriores.

E-book Comece a Investir na Bolsa

A importância do ICVA para empresas e empreendedores

Esse indicador criado pela Cielo tem fundamental importância tanto para empresas estabelecidas quanto para empreendedores que desejam montar um negócio em um determinado segmento.

No caso das empresas, elas podem comparar a sua situação com o mercado em geral e saber se estão indo igual, melhor ou pior que o seu segmento. Isso colabora para a determinação de estratégias internas.

Já para os empreendedores que pretendem começar, o indicador aponta se determinado segmento é ou não promissor, podendo então escolher o segmento que apresentar uma melhor taxa de crescimento.

A Cielo (CIEL3) é uma das empresas pioneiras no fornecimento de maquininhas de cartão para o varejo brasileiro e uma referência no setor.

Gostou de saber um pouco mais sobre o ICVA? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

208 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Frame

NÃO VÁ EMBORA AINDA...

Inscreva-se e receba Grátis conteúdo exclusivo sobre Poupança, Ações, Economia e muito mais!