Ibovespa futuro
Por: Tiago Reis

O que é Ibovespa futuro e como funciona esse tipo de investimento?

O Ibovespa futuro é um contrato do mercado financeiro negociado na Bolsa de Valores. Este tipo de investimento tem seus ganhos ou perdas atrelados à variação do índice Bovespa (Ibovespa) ao longo do tempo. Por causa dessa característica, é um papel de renda variável com alta volatilidade em sua cotação.

Para entender o funcionamento do Ibovespa futuro, é preciso primeiro compreender o índice no qual ele se baseia. O Ibovespa simula uma carteira de ações de empresas negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).

A composição e a quantidade são definidas pela instituição e são ajustadas periodicamente. Dessa forma, quando o valor das ações que compõe o Ibovespa sobem, o índice se valoriza, e vice-versa.

O que é Ibovespa futuro?

Os contratos de Ibovespa futuro são derivativos negociados, como o nome sugere, sobre a expectativa do valor que o Ibovespa terá em uma data posterior. O índice é medido em pontos. Assim, é preciso estimar qual a variação do conjunto de ações das empresas na data do vencimento do contrato.

Vamos supor que o Ibovespa esteja em 100.000 pontos, e um contrato futuro foi negociado em 110.000 pontos. Se, no vencimento, o Ibovespa estiver nos mesmos 100.000 pontos, o investidor terá perda, pois pagou por um contrato avaliado em 110.000. Por outro lado, se a cotação do ibovespa futuro comprado estiver em 120.000, haverá ganho, porque o ativo foi avaliado em 110.000.

Aprenda como analisar uma ação

O valor dos contratos adquiridos é ajustado diariamente. E, na data do vencimento, a Bolsa de Valores credita ou desconta a diferença entre o valor previsto no contrato e o Ibovespa apurado no dia.

Quer saber como encontrar as melhores ações do mercado? O minicurso de Valuation e Precificação de Ativos te ajuda a achar os melhores papéis e seu preço justo.

Características do Ibovespa futuro

Em linhas gerais, as principais características do Ibovespa futuro são:

  • alta liquidez, porque o Ibovespa é um índice amplamente usado
  • alta volatilidade, pois depende do valor de ações na Bolsa
  • possibilidade de alavancagem, pois não é necessário desembolsar o valor total na aquisição
  • possibilidade de replicar o comportamento do Ibovespa sem precisar comprar ações
  • pode ser usado como proteção de oscilações (hedge) no mercado de renda variável

Versões dos contratos futuros

Existem duas versões do ativo negociadas atualmente na Bolsa de Valores:

  • Ibovespa futuro com ticker IND é o lote padrão de 5 contratos
  • Ibovespa futuro com ticker WIN, também conhecido como minicontrato futuro, é composto por um único contrato e equivale a R$ 0,20

Ambos os contratos têm vencimentos em meses pares, na quarta-feira mais próxima ao dia 15.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Como investir em Ibovespa futuro?

Os contratos na Bolsa de Valores são negociados por meio de corretoras. Como são ativos de funcionamento mais complexo que a negociação direta de ações ou títulos públicos, há empresas que limitam essa opção a investidores experientes.

A recomendação é de que esses ativos sejam utilizados como proteção a oscilações, pois lucrar com o mercado futuro envolve riscos maiores. Em todo o caso, é preciso sempre saber como dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

Tem dúvidas sobre o Ibovespa futuro? Deixe seu comentário.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno