horário da bolsa
Por: Tiago Reis

Horário da bolsa: conheça os horários de negociação da B3

Para os investidores do mercado financeiro, uma das coisas básicas de conhecer é o horário da bolsa. Ou seja, saber quais são os períodos em que os diferentes ativos dos mercados são negociados.

Isso porque a bolsa não está aberta para negociação durante todo o dia, sendo que cada mercado de renda variável no mundo possui seu próprio horário da bolsa de abertura e de fechamento. Além disso, são diferentes os períodos de transação para cada tipo de ativo de cada mercado.

Horário de funcionamento da B3

A B3 é a empresa responsável pela bolsa de valores do Brasil. E é justamente por ser uma empresa que ela funciona como várias outras companhias, possuindo, por isso, um horário de funcionamento.

Isso significa que a bolsa fica abertura para que os investidores comprem e vendam suas ações em um determinado período do dia.

E-book: Aprenda como analisar uma ação

Baixe gratuitamente o nosso ebook e conheça os principais critérios para se analisar uma ação antes de investir!

Ademais, vale destacar que o horário de funcionamento da B3 pode alterar de acordo com feriados em São Paulo (cidade de sede da empresa) e conforme recessos nacionais, por exemplo.

Além disso, anteriormente, quando o horário de verão ainda era válido, os períodos de negociação também se alteravam. Então, a seguir veremos quais são os períodos atualizados em que o investidor pode fazer suas transações na B3.

Os diferentes horários de negociação da bolsa

O funcionamento diário da B3 é dividido em cinco partes: cancelamento das ofertas, pré-abertura, negociação, call de fechamento e after-market.

Cancelamento das ofertas

O dia de negociação se inicia com o processo chamado de cancelamento das ofertas. Nesse período, são anuladas ofertas remanescentes de compra e venda que restaram de um dia para o outro.

O cancelamento das ofertas acontece entre 9h30 e 9h45, em todos os mercados da B3.

Pré-abertura da B3

Após o cancelamento das ofertas até então remanescentes, os investidores precisam passar pelo período de pré-abertura da bolsa.

Com exceção do mercado a termo, os outros tipos de transações dos mercados passam pela pré-abertura. Este processo acontece nos 15 minutos anteriores à abertura da bolsa.

Ou seja, o horário de pré-abertura da B3 vai de 9h45 até às 10h00, para todos os mercados da B3.

É durante a pré-abertura da B3 que ocorre uma espécie de “leilão de bolsa”. A palavra leilão é utilizada porque, durante esse processo, o sistema de operações da B3 apenas registra as ofertas.

Dessa forma, durante esses 15 minutos iniciais, nenhuma ordem de compra ou venda é, de fato, efetuada. Ainda, essa regra persiste mesmo que o preço do melhor comprador encontre o preço do melhor vendedor.

Outro aspecto importantíssimo da pré-abertura é que as ofertas colocadas pelos investidores não podem ser canceladas. Contudo, é importante ressaltar que essa oferta registrada no sistema só é efetuada caso, após esse período de leilão, o preço de compra e o preço de venda se casem.

Ressalta-se também que a pré-abertura é um dos momentos mais importantes durante o horário de negociação da bolsa.

Isso porque é durante esse período que o preço de abertura de determinado ativo é formado. Ou seja, esse processo serve como ferramenta para equilibrar e construir esse preço inicial de forma transparente para o mercado.

E-book Comece a Investir na Bolsa

Negociação da B3

Após a pré-abertura, chega o horário de abertura da bolsa. Ou seja,após os 15 minutos antecedentes à abertura da bolsa, chega o momento em que os ativos podem, finalmente, serem negociados durante o dia.

O horário de abertura da B3 ocorre às 10h. Já o fechamento das negociações ocorre as 16h55.

O único mercado que foge desse horário é o mercado a termo, que funciona das 10h às 17h25.

Ainda, é durante esse período que as ofertas de compra e de venda se encontram, formando o preço do ativo ao longo do dia. Então, após esse longo momento de negociação da bolsa, o investidor passa pelo chamado call de fechamento.

Call de fechamento da B3

Finalmente, após o longo período de negociação na B3, a bolsa passa pelo call de fechamento.

É durante esse período crucial que acontece o chamado de leilão de fechamento, sendo que seu horário varia para cada mercado, ocorrendo entre 16h55 e 17h00 ou entre 16h55 e 17h15.

Além disso, esse período é conhecido como leilão final porque determina o preço de ajuste dos contratos ao término do pregão.

Diferentemente da pré-abertura, o call de fechamento ocorre estritamente para o mercado à vista e fracionário durante os 5 últimos minutos de negociação da B3. Outra diferença é que apenas participam desse período de negociação de fim de pregão os ativos que compõem o índice Ibovespa.

After-market da bolsa

E se engana quem pensa que as negociações se encerram após o call de fechamento da bolsa. Nesse sentido, a antiga BM&FBovespa criou o período de after-market.

O after-market é o período em que negociações podem ser feitas por pessoas que não puderam fazer suas compras e vendas durante o horário de funcionamento da B3.

Durante esse período, apenas podem ser negociados ativos do mercado à vista ou fracionário. Todavia, apesar de existir essa exceção para as transações, é importante lembrar que existem algumas importantes restrições para o after-market, como:

  • Apenas ações do índice Ibovespa podem ser negociadas;
  • Somente podem ser negociadas ações transacionadas no período normal do pregão;
  • O preço do ativo não pode oscilar mais de 2% em relação ao preço de fechamento do dia;
  • Não é possível operar mais de R$ 900 mil reais por CPF;
  • Somente serão negociados ativos a vista.
10 livros que todo investidor deveria ler

A bolsa de valores funciona sábado?

Não, a bolsa de valores não funciona sábado

O que saber além do horário da bolsa?

É fundamental para investidores o entendimento de quais são os diferentes tipos de horário da bolsa. Isto ajudará a ter mais conhecimento sobre a bolsa brasileira e a não perder tempo ao tentar investir em ativos em períodos em que o mercado está fechado.

Mas apesar da importância de saber os horários da bolsa, é preciso lembrar que esse conhecimento em relação à bolsa brasileira é básico.

Por isso, caso o investidor tenha interesse de ter conhecimentos além do horário da bolsa preparamos um completo eBook gratuito. Nesse eBook, explicamos quais os primeiros e cuidados para analisar e investir em uma ação da bolsa de valores.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

56 artigos
FIIs
kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!