Com os avanços tecnológicos em que todos os setores de uma economia vêm passando, o mundo dos investimentos também vem sendo alvo de novas tecnologias revolucionárias, dentre elas o advento do próprio home broker.

Podemos dizer que o home broker é uma plataforma online criada com o intuito de tornar possível a conexão entre os investidores e o mercado de capitais, ou bolsa de valores.

Essa excelente ferramenta somente foi possível graças à criação da internet, que hoje é responsável pela grande maioria das transações financeiras que ocorre no mundo todo.

Essa plataforma digital contêm praticamente todas as funcionalidades necessárias para que investidores possam realizar os mais diversos tipos de investimentos, inclusive a negociação com derivativos.

A grande vantagem de um home broker está na sua evidente praticidade no momento de investir. De maneira geral, essa ferramenta proporcionou aos investidores muito mais liberdade na conexão com a bolsa de valores.

Outra grande vantagem foi o barateamento das transações financeiras, das quais agora não necessitam de dispendiosas taxas de corretagem e um enorme contingente de funcionários para atender as operações.

Quais as principais ferramentas de um home broker?

Quais as principais ferramentas de um home broker?

Indo muito mais além da capacidade de dar liberdade ao investidor no mercado financeiro, o home broker possui funcionalidades das mais variadas possíveis que fazem dessa plataforma digital um item fundamental para um investidor de sucesso.

A princípio, uma das atribuições dessa plataforma é a possibilidade de acompanhar a cotação de uma ação em tempo real.

Outro ponto crucial é a agilidade e praticidade no momento de realizar os seus investimentos. Pois através dela podemos emitir rapidamente, ordens de compra e venda a qualquer momento durante o funcionamento do mercado.

Portanto, assim que a ordem é realizada, o investidor possui a capacidade de monitorar através da plataforma a efetivação de sua ordem também em tempo real.

É importante também destacar que cada corretora de valores possui a sua própria plataforma de negociação. Pois no fim das contas, são as corretoras as responsáveis por fazer a conexão entre o investidor e a bolsa de valores.

As vantagens do home broker para os investidores

As vantagens do home broker para os investidores

As vantagens de utilizar essa plataforma ao invés de acessar a mesa de operações de uma corretora são muitas, a seguir listaremos apenas algumas das principais:

  • Autonomia nas operações: É evidente a liberdade que ganhamos ao fazer inúmeras operações através do home broker de uma corretora .
  • Mobilidade no momento de investir: O investidor de forma nenhuma precisa estar numa corretora para realizar as suas operações, basta o mesmo ter acesso à internet que a ferramenta estará inteiramente aberta para ele.
  • Ordens de stop loss: A possibilidade de limitar o prejuízo, principalmente para aqueles que estão no mercado com o objetivo de especular. Para eles, essa uma funcionalidade muito importante.

Ao escolhermos uma boa plataforma de negociação, obviamente temos que verificar também a qualidade da corretora de valores.

Atributos como preços de corretagem, estabilidade do sistema e agilidade nas operações podem ser muito importantes na hora de escolher a corretora por meio da qual iremos investir.

Por fim, é muito importante salientarmos que antes de decidir usar o home broker de sua corretora é fundamental que o investidor estude como a plataforma funciona para que ordens indesejadas não venham a acontecer em suas operações.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.