Acesso Rápido

    High Speed Trading: saiba mais sobre funcionamento do HST

    High Speed Trading: saiba mais sobre funcionamento do HST

    Existem algumas tecnologias utilizadas com o intuito obter de ganho de capital através de operações de curtíssimo prazo na bolsa de valores. Uma delas é o High Speed Trading.

    No entanto, para quem se interessa pelo assunto, é necessário, primeiramente, entender mais a fundo o que é o High Speed Trading e quais são os riscos envolvidos nessa atividade.

    O que é o High Speed Trading?

    O High Speed Trading, ou simplesmente HST, é uma automatização de operações de curtíssimo prazo envolvendo ativos financeiros.

    Assim como em um day trade comum, operado pelo trader em pessoa, o grande objetivo é tentar ganhos de capital através da volatilidade dos ativos de renda variável.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    No entanto, por se tratar praticamente de um robô, o HST realiza as ações de compra e vendas em pouquíssimos segundos. Ao perceber uma pequena variação positiva sobre o valor do ativo adquirido, o robô HST rapidamente executa a venda.

    O ganho ou perda percentual de cada compra e venda do HST, normalmente, tende a ser baixo. Contudo, na grande maioria das vezes, são várias as negociações realizadas pelo trader, o que pode acabar resultando em grandes perdas ao trader.

    É importante deixar claro que, apesar das vantagens do método do HST, realizar High Speed Trading é uma forma de muito especulativa e que não deve ser considerada como uma estratégia vencedora para crescimento de patrimônio no longo prazo.

    Por isso, o HST não é a melhor opção para quem quer começar a investir com segurança com foco no longo prazo. Quer começar a investir de forma segura na bolsa de valores? Então baixe o Ebook Comece a Investir na Bolsa da Suno Research.

    Características do HST

    Uma vez entendido o que é HST, é interessante conhecer as características desse método.

    O grande e principal benefício oriundo da tecnologia de High Speed Trading é, sem dúvidas, a maior liquidez fornecida ao mercado.

    Como o HST aumenta significativamente o volume de negociação dos ativos, torna-se mais fácil converter ativos financeiros em caixa, caso seja a vontade do investidor.

    Além disso, com a tecnologia do HST, bid ask spreads (margem de mercado para operações financeiras) costumam ser removidas.

    Críticas ao High Speed Trading

    Ao mesmo tempo que a liquidez promovida pelo HST é avaliada como um ponto positivo, muitos críticos a chamam de “liquidez fantasma“. Isso se deve ao fato de que, como as negociações acontecem em pouquíssimos segundos, a liquidez fornecida também dura muito pouco.

    Os mais conservadores ainda afirmam que o uso de modelos matemáticos e robôs automatizados na tomada de decisão resultaram no abandono do senso humano dentro da equação.

    Como consequência disso, e do fato das operações serem realizadas em um curtíssimo espaço de tempo, grandes movimentos de mercados podem ser causados sem nenhuma lógica econômica real por trás.

    No dia 6 de maio de 2010, por exemplo, o índice Dow Jones registrou uma das suas maiores quedas em um único dia, quando o índice despencou 10% até 20 minutos antes de começar a subir novamente.

    De acordo com o governo e com outros especialistas do mercado, a grande explicação por trás desse evento foi justamente o número massivo de operações de trading realizadas em um curto espaço de tempo, alavancada provavelmente por conta do auxílio dos robôs HST.

    Esse artigo te ajudou a entender o que é High Speed Trading? Deixe dúvidas e comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *