Hang Seng

Pela importância econômica dos países da região, as bolsas de valores asiáticas se encontram entre as mais movimentadas de todo o mundo. Dentre elas, certamente uma das mais relevantes é a Bolsa de Hong Kong, representada pelo índice Hang Seng.

Logo, para quem se interessa no investimento em mercados internacionais, entender como funciona o Hang Seng e como o seu desempenho influencia no comportamento de outras bolsas ao redor do mundo é de fundamental importância.

O que é o Hang Seng?

O Hang Seng, conhecido oficialmente como Hang Seng Index (HSI), é o principal índice da Bolsa de Hong Kong. Ou seja, consiste em um índice ponderado de capitalização de mercado que reúne as maiores e mais importantes empresas que negociam nessa Bolsa.

Uma subsidiária do Bolsa de Hong Kong mantém esse índice desde 1969, o qual visa à liderança do mercado de Hong Kong e cobre, aproximadamente, 65% de sua capitalização de mercado total.

As empresas que fazem parte no Hang Seng estão enquadradas em um dos quatro subíndices:

  1. Comércio e indústria;
  2. Finanças;
  3. Serviços públicos;
  4. Propriedade

Composição do Índice Hang Seng

As principais empresas negociadas na Bolsa de Hong Kong são as seguintes:

  • HSBC Holdings (HKEX:0005);
  • Hang Seng Bank(HKEX:0011);
  • AIA Group (HKEX:1299);
  • CK Hutchison Holdings (HKEX:0001);
  • Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEX:0388);
  • Sun Hung Kai Properties (HKEX:0016);
  • Cheung Kong Property Holdings (HKEX:1113);
  • CLP Holdings (HKEX:0002);
  • Hong Kong and China Gas (HKEX:0003);
  • Power Assets Holdings (HKEX:0006).

Hang Seng

Eventos importantes do Hang Seng

Um marco histórico desse índice ocorreu em 14 de junho de 2018. Nesta data, ele caiu mais de 375 pontos, o que representou um percentual de 1,2%.

Esta queda foi devida, especialmente, a questões sobre empréstimos hipotecários, gerando o aumento de taxas de juros.

A queda do índice naquela data também envolveu a perda das companhias imobiliárias Sino Land, Hang Lund Properties e Sun Hung Kai Properties, que caíram, respectivamente, 2,2%, 1,7% e 1,4%.

Por que o índice Hang Seng é um dos mais importantes do mercado asiático?

Por ter um alto volume de negociação, causada principalmente por investidores estrangeiros, a Bolsa de Hong Kong é uma das mais  interessantes do mercado atualmente.

Esta Bolsa possui grande parte dos capitais asiáticos e é caracterizada pela alta volatilidade, o que é atrativo para investidores individuais, por exemplo os que utilizam o CFD. Esse tipo de título consiste em instrumentos que oferecem elevado risco de perda de dinheiro em razão da alavancagem.

Por isso, pode-se dizer que o Hang Seng é um dos índices mais importantes no mercado financeiro internacional. Sua relevante está ligada ao fato de ser a China o país que mais cresce hoje em dia em termos de economia.

Ou seja, devido ao fato de Hong Kong se constituir em uma região administrativa importante da China, existem ligações estreitas entre as duas economias. Muitas empresas chinesas, por exemplo, se encontram listadas na Bolsa de Hong Kong.

Embora negociar em índices como a Hang Seng pareça complicado, a Suno pode ajudar você. Logo, se você quer investir no exterior com os melhores resultados e com o suporte de uma equipe altamente qualificada, não perca tempo: baixe gratuitamente o nosso e-book “Investindo no Exterior” e comece a investir no mercado internacional agora mesmo.

 

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.