gross up
Por: Tiago Reis

Entenda como calcular o gross up para a rentabilidade de ativos isentos

A contabilidade desenvolveu uma série de estratégias das empresas conseguirem calcular a rentabilidade. Um exemplo, é inserir o gross up no valor do lucro líquido.

O gross up é uma fórmula que apareceu na contabilidade dos Estado Unidos.

O que é gross up?

O gross up é uma estratégia de cálculo que permite descontar o efeito de impostos em valores brutos para se chegar a valores líquidos. Esse método é usado em empresas, para pagamento feitos a altos executivos, e também em investimentos. No último caso, serve para comparar investimentos com rendimentos diferentes, sendo um deles isento de imposto.

Ao tornar um ativo sobre qual incide imposto de renda e outro isento comparáveis, é possível fazer escolhas com base na  rentabilidade dos mesmos. Essa técnica é utilizada por gestores de investimentos. Assim, calcular o gross up pode mostrar, a longo prazo, grandes diferenças no rendimento de aplicações.

No caso de empresas, a prática é mais comum no caso de pagamentos únicos, como em bônus anuais ou cobertura de despesas de realocação. No caso, as partes acertam o valor líquido pretendido. Em seguida, aplica-se o cálculo de modo que o valor bruto necessário para aquele resultado, após descontos de impostos e obrigações, seja alcançado.

Em relação a pagamentos feitos por empresas, existe um instrumento em contratos chamado de cláusula de gross up. Esse recurso especifica que os valores estipulados no acordo são líquidos, ou seja, o que será efetivamente pago.

Quer aprender mais sobre tributação em investimentos? Baixe o e-book sobre Imposto de Renda para investidores.

E-book - Investindo em Fundos Imobiliários

Como calcular o gross up

Para se calcular o gross up no caso de pagamentos, pode-se utilizar a seguinte fórmula:

  • Valor bruto = valor líquido/ (1 – impostos)

No caso do cálculo de rentabilidade de investimentos, a fórmula do gross up é:

  • Rendimento com gross up = rendimento bruto / (1- Imposto de Renda)

Em ambos os casos, a taxa deve ser colocada em números decimais.

Deve-se levar em conta que este é um cálculo aproximado, pois existem variações de alíquota de Imposto de Renda conforme o tempo da aplicação. Também, sua incidência pode ser diferente em virtude de regras específicas de cada ativo.

Outro ponto é que a técnica não considera a capitalização do ativo ao longo do tempo. Por isso, é preciso a determinação de um período. O uso dessa fórmula é útil para investidores que possuem uma carteira de investimento com diferentes tipo de ativos.

Por que alguns ativos são isentos?

O governo brasileiro busca incentivar a alocação de recursos de poupança privada em setores específicos, como parte da execução de políticas públicas. Um desses instrumentos de direcionamento de capital é a redução ou isenção de alíquotas em determinados investimentos, tornando-os mais atrativos.

5 amostras gratuitas para você conhecer a Suno!

Entre os ativos financeiros não tributados atualmente estão:

Esperamos que você tenha aprendido mais sobre gross up. Caso tenha ficado alguma dúvida, escreva suas perguntas nos comentários abaixo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

209 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

CORONAVÍRUS, PETRÓLEO, ECONOMIA E INVESTIMENTOS. VOCÊ JÁ SABE O QUE FAZER?​