Por: Tiago Reis

GMV: entenda o que representa o indicador de Volume Bruto de Mercadoria

O comércio digital possui diversas ferramentas para que os vendedores ou revendedores possam analisar a saúde de seu empreendimento online. Sendo que o GMV é dessas métricas, inseridas nas plataformas.

Muitas vezes dentro de um ambiente comercial encontramos desafios como: custos altos, despesas, lucros menores que os gastos, receita diminuindo etc.  Por isso o GMV é utilizado para identificar a receita gerada e controlar de forma simples os resultados das vendas.

O que é GMV?

O GMV é uma sigla para Gross Merchandise Volume, que significa volume bruto de mercadorias. Ou seja, é uma métrica criada para calcular o volume bruto de mercadorias dentro de plataformas digitais. Também chamados de e-commerce.

O volume total de vendas é dado dólares ou reais. E é calculado sobre um determinado período de vendas. Sendo que o objetivo principal da fórmula do GMV é mapear o desempenho do comércio através dos números apresentados pelas vendas.

Minicurso: Contabilidade para Investidores

Inscreva-se no nosso minicurso gratuito e aprenda os principais conceitos de contabilidade para quem quer investir em empresas na Bolsa de Valores!

Como calcular o GMV?

Existem inúmeras maneiras de efetuar o cálculo do GMV. Mas o cálculo mais simples é começar pelo preço de venda final para o cliente e multiplicar pelo número de produtos vendidos.

Dessa forma, a fórmula do GMV é a seguinte:

  • GMV = Preço de venda x Número de produtos;

Exemplo: Um exemplo prático seria se um vendedor tem 10 camisetas à venda na sua loja virtual por 30 dólares cada.  Dessa forma, calcular o GMV seria pela seguinte forma:

  • 10 x 30 = 300 dólares (número de produtos vezes o preço final ao comprador)

Por fim, essa seria uma fórmula para calcular a receita bruta na pratica. Outra métrica muito utilizada para calcular o GMV é:

  • GMV = Número de transações totais x valor médio do pedido (AOV).

Sendo que:

  • AOV: são os custos do pedido do cliente.

Quais as limitações do Gross Merchandise Volume?

Para a visão dos especialistas, o volume bruto de mercadoria não oferece muitos dados para o vendedor. Principalmente sobre os custos envolvidos no comércio dos produtos. Portanto, não temos variáveis para calcular, por exemplo: descontos, retornos e como falamos os custos envolvidos.

Ou seja, o resultado desse indicador seria o valor bruto das vendas. Até mesmo em sites famosos no comércio eletrônico como Amazon, não utilizam somente a fórmula do GMV, associam outras variáveis importantes.

Quais indicadores podem ser usados juntamente com GMV?

É importante que o Gross Merchandise Volume combine com indicadores para não esquecermos das variáveis que esse desconsidera na sua fórmula, como:

  • Receita;
  • Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  • Valor ao longo da vida do cliente (CLV);
  • Valor médio do pedido (AOV);
  • Receita média por usuário (ARPU);
  • Pontuação Net Promoter (NPS);
  • Taxa de Conversão;
  • Taxa de Churn;
  • Valor Líquido da Mercadoria;

Um site famoso que aplica a fórmula do GMV, é o eBay, que utiliza como indicador de desempenho para vendas totais do site e vendas individuais de cada vendedor cadastrado na plataforma.

Apesar de não considerar a receita média dos vendedores e não incluir custos relacionados a vendas individuais e demais deduções, o GMV continua sendo uma fórmula de grande expressão nos relatórios de empresas como Amazon, Ebay e Walmart.

Entretanto, ainda existem várias maneiras de se aprender com as finanças e utilizar outros indicadores além do GMV. Uma delas é fazendo nosso minicurso gratuito sobre “Valuation e precificação de ativos“.

Telegram Suno
Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Israel Melo 18 de fevereiro de 2020

    Qual a diferença entre GMV e Receita Bruta de vendas e serviços ?

    Responder
  • Ed Carlos Amancio da Silva 12 de agosto de 2020

    Ainda é importante dizer que o GMV é um métrica utilizada pelos portais que trabalham com Marketplace, uma vez que a mercadoria pertence ao parceiro do portal (Seller), e embora o GMV demonstre o volume bruto de vendas que o portal movimentou, a receita do portal significa apenas uma comissão paga pelo parceiro sobre o GMV.

    Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
accounting (1)

Minicurso Gratuito

Contabilidade Para investidores

Aprenda os principais conceitos sobre contabilidade que todo investidor precisa saber!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!