gestão financeira
Por: Tiago Reis

Gestão financeira: tema essencial para a sobrevivência de uma empresa

Muitos pequenos empreendedores acreditam que entendem de gestão financeira na hora de administrar os recursos de suas empresas. No entanto, erros muito comuns costumam ser cometidos por falta de conhecimento nessa área.

Ter uma gestão financeira alinhada para a maximização dos resultados é extremamente importante para os acionistas de uma companhia.

Desse modo, podemos dizer que gestão financeira refere-se ao planejamento específico do uso e gerenciamento dos recursos financeiros de uma empresa em prol de atingir objetivos, como retornar o máximo de valor aos acionistas no longo prazo.

O conjunto de medidas e procedimentos estudados por essa área está visando sempre potencializar os ganhos de uma empresa.

O gestor financeiro é o profissional responsável por coletar uma série de dados para, no fim, se tomem as melhores decisões financeiras.

Além disso, ele é o responsável por garantir que a empresa fique sempre dentro do seu orçamento planejado de modo a garantir a otimização dos recursos investidos pela companhia.

Como funciona a gestão financeira

gestão financeira

Como funciona a gestão financeira

A gestão dos ativos financeiros envolve o entendimento e o controle, alocação e obtenção adequadas de todos os ativos e passivos de uma empresa.

Dentre esses elementos podemos incluir:

  • Despesas;
  • Receitas;
  • Contas a receber e a pagar;
  • Fluxo de caixa;
  • Lucratividade.

Uma boa estratégia nesse âmbito necessita de ajustes contínuos, a fim de manter a empresa focada em metas de longo prazo com foco na maximização da rentabilidade e valor da companhia.

Portanto, para uma aplicação eficaz é preciso envolver sacrifícios e reajustes de metas de curto prazo a fim de atingir objetivos de longo prazo com eficiência.

Por exemplo, se uma empresa sofreu prejuízo líquido no ano anterior, ela pode optar por reduzir sua base de ativos por meio de fechamento de instalações ou redução de pessoal, diminuindo assim suas despesas operacionais.

Essas compensações de curto prazo versus longo prazo normalmente devem ser feitas de forma bastante consciente dentro da empresa.

Um exemplo disso é quando vemos algumas empresas de capital aberto tomando decisões que afetam negativamente o preço de suas ações no curto prazo. Porém, no longo prazo, essas sendo as decisões mais acertadas para a companhia.

A importância do controle de caixa na gestão financeira

gestão financeira

A importância do controle de caixa na gestão financeira

Um dos aspectos mais importantes da gestão financeira, sem dúvidas, é o controle de caixa.

Sem a observância desse aspecto, não é possível saber quais são as contas a receber e a pagar, ou se existe inadimplência dos pagamentos, além de se tornar impossível a realização de projeções.

Desse modo, estando o fluxo de caixa de uma companhia sob controle, é provável que o negócio não passe por situações financeiras delicadas.

No entanto, para que isso aconteça é essencial a atenção diária dos gestores da companhia para o momento apropriado ou necessário para aplicar, captar ou até identificar períodos futuros em que seja mais necessária a atenção aos recursos financeiros.

Uma ferramenta bastante útil nesse sentido é a utilização de sistemas informatizados, dos quais funcionam integrando as finanças da companhia.

De maneira geral, esses são softwares intuitivos, bastante seguros e precisos quanto aos dados fornecidos. Eles também fornecem cálculos e relatórios prontos para a análise posterior dos gestores.

Por fim, a partir de agora sabemos que a gestão financeira é um tema vital para as companhias que pretendem sobreviver num ambiente cada vez mais competitivo. Desse modo, é preciso uma atenção especial a esse tema para que melhores decisões sejam tomadas num âmbito corporativo.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

181 artigos
Ações

FIIs

48 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!