gestão de investimentos

Aplicar seu dinheiro exige planejamento para a gestão de investimentos a ser realizada.

Para quem não está habituado a investir seu dinheiro, a gestão de investimentos pode ser um desafio um tanto intimidador.

Fazer a gestão de investimentos é cuidar das aplicações, suas ou de terceiros, de modo que o dinheiro aplicado possa se multiplicar. Desta forma, o investidor conseguirá alcançar sus objetivos financeiros.

Para que a gestão de investimentos seja eficaz, é preciso acompanhar de perto as empresas nas quais se investe.

Isso tanto para identificar oportunidades quanto riscos desnecessários.

Gestão de investimentos próprios

gestão de investimentos

Se para manter os investimentos lucrativos é preciso entender sobre o mercado. Então, o primeiro passo para quem deseja gerir seus próprios investimentos é buscar conhecimento.

Por mais simples que uma aplicação possa ser, é preciso estar atento a vários fatores na hora de escolher uma boa aplicação.

Logo, é preciso conhecer como este mercado funciona:

  • Tipos de investimentos;
  • Investimentos mais seguros;
  • Aplicações mais rentáveis;
  • Impostos que incidem sobre cada aplicação; e
  • Como reconhecer um bom investimento.

Para ajudar quem deseja ingressar neste mercado, a Suno Research disponibiliza uma série de ebooks gratuitos.

Desta forma, é possível aprender mais e gratuitamente, para gerir melhor seus investimentos.

Terceirizando a gestão de investimentos

gestão de investimentos

Esta gestão pode ser feita tanto pelo investidor quanto por empresas especialistas neste segmento.

Terceirizar esta gestão pode ser a melhor opção para quem não entende muito bem como o mercado financeiro funciona.

Uma das vantagens de contratar uma empresa que faça a gestão do seu investimento é não precisar dedicar muito tempo para essa atividade.

Os bancos podem ser considerados gestores de investimentos quando estes intermedeiam aplicações dos seus clientes. No entanto, eles não costumam ser boas opções para gestão de investimentos de clientes, já que nem sempre são pautados pela maior rentabilidade para a carteira de investimentos.

Isso porque, normalmente, os gerentes de bancos são remunerados de acordo com as taxas que fundos e outros tipos de investimentos trazem para eles, o que causa um conflito de interesses. Será que um gerente indica a melhor opção para o investidor, sendo que outro investimento, de menor rentabilidade, paga uma taxa maior para ele pela indicação?

Além disso, normalmente esses profissionais trabalham com metas mensais. Ou seja, eles têm que vender uma determinada quantidade de cada produto, não importando se ele é o ideal para o cliente.

Além disso, quem optar por terceirizar a gestão dos seus investimentos, precisa ficar atento à taxa cobrada pela empresa.

Pesquise por taxas menores, mas sempre focando na confiabilidade. Afinal, ela cuidará do seu dinheiro.

O importante é que o investidor cuide bem das suas aplicações, seja por conta própria ou com a ajuda de um especialista.

Afinal, a gestão do investimento determinará o tamanho da rentabiliadade e de seu sucesso como investidor. A Suno Research pode te ajudar a atingir seus objetivos.

Compartilhe a sua opinião
Tiago Reis

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.