Acesso Rápido

    Fundos de investimento no exterior: entenda como funciona esse tipo de fundo

    Fundos de investimento no exterior: entenda como funciona esse tipo de fundo
    fundos-de-investimento-no-exterior

    A diversificação da carteira de investimentos funciona como uma medida tanto para proteger o capital do investidor quanto para ampliar os seus horizontes financeiros. Nesse sentido, uma das opções disponíveis no mercado são os fundos de investimento no exterior.

    Além de proporcionar rentabilidade satisfatória, os fundos de investimento no exterior podem ser uma forma de garantir a segurança e a rentabilidade do capital investido, no caso de uma eventual crise no mercado local.

    O que são os fundos de investimento no exterior?

    Fundos de investimento no exterior (FIEX) são fundos de investimento que possuem uma carteira com ativos financeiros internacionais. Ou seja, são fundos negociados no mercado local que investem em ações, títulos e demais ativos localizados em mercados estrangeiros.

    Desta forma, investir em fundos de investimento no exterior pode ser uma maneira de diversificar a carteira com ativos financeiros do mundo inteiro. Logo, através de um FIEX, é possível obter acesso a inúmeros tipos de investimentos, levando em conta a ainda discreta expressividade do mercado financeiro nacional no cenário global.

    Como funciona um fundo de investimento?

    Fundo de investimento é uma forma de se investir coletivamente, em que se reúnem recursos através de condomínio. Tais recursos são obtidos de cotistas interessados nos mesmos investimentos e com as mesmas pretensões.

    Os fundos de investimento de quaisquer tipos são disponibilizados por administradoras e gestoras de fundos de investimento. Por sua vez, os detentores das cotas pagam um taxa para a administração e devem seguir algumas normas.

    Para entender melhor como funciona um fundo de investimento, baixe gratuitamente o nosso ebook “Investir em Fundos de Investimento” e conheça todas as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento.

    Investindo em fundos internacionais

    A questão sobre como investir em fundos de investimento no Exterior depende do tipo de investimento considerado. Basicamente, existem três tipos de fundos de investimento no exterior diferentes:

    1. Renda variável: para que não fiquem suscetíveis à oscilação do dólar, em geral possuem uma proteção de câmbio.
    2. Renda fixa: fundos do tipo renda fixa internacionais. Exemplos: debêntures de organizações multinacionais e títulos públicos de nações tanto desenvolvidas quanto emergentes. Como nos fundos de renda variável, têm proteção de câmbio. São relacionados ao CDI, e podem render até mais que o CDI, alcançando por volta de 2% de volatilidade;
    3. Cambial: são indicados para investidores que desejam monitorar a oscilação de moedas estrangeiras, notadamente o dólar. Costumam ser menos usados que os outros tipos de fundos de investimento internacional,

    Portanto, para quem quer saber como investir em fundos de investimento no Exterior, é necessário ter claro qual é o seu perfil e o seu objetivo de investimento. Assim, poderá escolher a ou as modalidades mais apropriadas de fundos de investimento internacional.

    Normalmente, os fundos de investimento que aplicam em ativos dos Estados Unidos costumam ser considerados por especialistas bastante seguros e eficientes. Ademais, a China é outro país que tem se destacado no mercado de fundos de investimento internacionais.

    Nos fundos de investimento no exterior, os recursos são investidos em mercados de fora do Brasil. Quanto mais desenvolvido o país em que se investe, maior a estabilidade de seu mercado financeiro, o que reflete na segurança e na rentabilidade dos investimentos.

     

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    4 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Rodrigo 15 de junho de 2019

      Sugeriria alguns FIEX que valeria a pena estudar? Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho e de todo time da suno!

      Responder
    • wagner renno 30 de novembro de 2019

      caro sr
      possuo um hospital que foi fechado por gestao fraudulenta de empresa de gestao
      preciso de recursos para reabri lo
      poderia me ajudar ?

      Responder
      • Suno Research 2 de dezembro de 2019

        Recomendo entrar em contato com um advogado.

        Responder
    • Joao 8 de maio de 2020

      E qual seria o melhor fundo para cada um dos itens 1,2 e 3 acima?
      existem algum no mercado hoje?

      Responder