Por: Tiago Reis

Fundo de investimento em cotas: uma forma inteligente de investir

Os investidores que preferem investir através de fundos possuem diversas opções. Fundos de renda fixa, multimercados, fundos ativos, passivos, fundo de investimento e fundo de investimento em cotas.

O fundo de investimento em cotas também é chamado no mercado financeiro de feeder, fundos de fundos ou pela sigla FIC.

Um fundo de investimento em cotas é um fundo que compra cotas de outros fundos como estratégia de investimento. Dessa forma, eles não fazem a gestão de ativos, e sim compram cotas de outros fundos que fazem essa gestão.

Esses fundos podem investir em apenas um fundo de investimento ou em vários. O que muda completamente a estratégia.

Um fundo que compra apenas cotas de um fundo é chamados de fundo feeder. Eles são criados para possibilitar mais investimento em um fundo que faz gestão ativa, chamado de fundo máster.

Isso porque algumas estratégias não permitem um patrimônio muito grande sob sua gestão, o que pode atrapalhar a estratégia. Ou não faz sentido para o fundo permitir a entrada com um investimento muito pequeno. Mas investidores podem entrar com um aporte menor por meio de um fundo feeder.

Geralmente, esses fundos máster são fundos de grandes gestores, com estratégias mais complexas e muito procuradas pelos investidores. Dessa forma, muitas vezes esses fundos estão inclusive fechados para captação.

Porém, a criação de fundos feeder permite que investidores que não poderiam investir diretamente nesses grandes gestores invistam com uma quantia pequena. E em alguns casos é a única opção de acesso.

Assim, um fundo máster pode ter diversos fundos feeder de acordo com a demanda existente por investimentos. O que também é interessante para o gestor, que consegue alcançar mais gente sem precisar se preocupar com a administração desses cotistas.

Fundo de investimento em cotas como estratégia de diversificação

Fundo de investimento em cotasJá os fundos que compram cotas de diversos fundos de investimentos propõem uma estratégia de diversificação a um custo menor.

Eles podem ser fundos de renda fixa e apenas investir em cotas de fundos de renda fixa. Ou fundos de ações e investir em diversos fundos de ações.

Por outro lado, se o fundo estiver classificado como fundo multimercado, ele pode investir em fundos multimercados e em diversas estratégias.

A ideia é que, ao comprar a cota em um fundo de investimento em cotas (FIC), o investidor está na verdade comprando todos os fundos que ele está investido. Ou seja, ele está diversificando o risco de investir em um gestor.

Se o investidor compra apenas um fundo de ações, por exemplo, ele está totalmente exposto a tese de investimento desse gestor. Que pode vir a ser uma das mais lucrativas do mercado ou uma das piores.

Já se ele compra um FIC, que investe em 10 fundos de ações, ele está comprando 10 estratégia de investidores diferentes. Que em tese foram selecionados como os melhores ou mais complementares em suas estratégias. De forma que a rentabilidade do fundo FIC será uma média da rentabilidade desses fundos. Diminuindo o risco de ter escolhido um dos fundos menos rentáveis no período.

Por fim, o fundo de investimento em cotas é uma excelente ferramenta para o investidor. Possibilita investir nos melhores gestores com menos recursos e de forma mais diversificada.

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

342 artigos
Ações

FIIs

52 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Tudo Sobre Fundos de investimento

Tudo o que você precisa saber para começar a investir por meio dos Fundos De Investimento no Brasil!

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores