Fundo alavancado: entenda como funciona esse tipo de fundo de investimento

No mercado financeiro, uma opção recorrente de investimento, ainda que não tão popular, é o fundo alavancado.

Apesar de proporcionar chances de grandes ganhos, o fundo alavancado, que pode ou não ser cambial, tem uma grande questão a ser analisada: o risco.

O que é um fundo alavancado?

Um fundo alavancado é um tipo de fundo de investimento que utiliza a alavancagem de ativos (ou seja, a tomada de dinheiro emprestado no curto prazo) para realizar seus investimentos.

Dessa forma, esse tipo de fundo multiplica o valor do seus aportes, impulsionando o seu investimento sem que seja preciso um maior capital inicial. Trata-se de uma opção disponível no mercado, mas traz consigo um alto risco.

Porém, administrar e mitigar esse risco não é algo tão simples de se fazer. Afinal, não basta analisar apenas o rendimento deste fundo.

Como funciona um fundo alavancado?

fundo alavancado

Alavancar os investimentos de um fundo pode ser feito atraves de operações com:,

  • Ações;
  • Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F);
  • Contratos de dólares;
  • Contratos de Índice.

A alavancagem possibilita a realização de operações com valores acima do saldo disponível na ocasião. Assim, há a possibilidade de ganhos maiores, sem alteração no capital inicial do investimento.

Trata-se de uma aposta, de certa forma, que pode trazer grandes lucros. Em geral, a estratégia a ser utilizada para fazer a alavancagem do fundo fica à escolha do investidor. Assim, o resultado da aplicação dependerá da boa avaliação dele.

WEBINARIO SUNO BLACK 2024

A quem se destina o investimento em fundos alavancados?

Por isso, este tipo de atividade só é recomendada para investidores experientes e com maior aceitação do risco.

Com um maior conhecimento do mercado, há como analisar determinadas situações para tirar o maior proveito possível delas. Com isso, há um aumento na lucratividade da aplicação para todos os cotistas.

Porém, para que isso ocorra, muitas vezes é preciso pagar um preço.

Inclusive é comum que haja chamadas de capital em fundos alavancados. E isto não é exclusividade do mercado brasileiro.

Riscos de um fundo alavancado

fundo alavancado

A alavancagem é uma estratégia que pode proporcionar mais retorno aos investidores. Porém, é preciso cautela antes de aplicar em um fundo alavancado. Isso porque, assim como o potencial de lucro é maior, o de prejuízo também.

Como se trata de muitas variáveis, o resultado acaba sendo uma incógnita. Assim, acertar na escolha e não cair em uma furada não é tão fácil.

O ideal para evitar prejuízos é trabalhar com riscos calculados, gerindo uma carteira de investimentos variada. Assim, o dinheiro não fica preso em uma única aplicação.

Além disso, é preciso conhecer o funcionamento do mercado, porque a experiência é fundamental para prever movimentos a tempo.

Desta forma, é possível minimizar perdas e obter o retorno desejado.

EBOOK INVESTINDO EM FIIS

Além disso, é preciso deixar um ponto claro: este não é o tipo de aplicação indicada para um investidor iniciante sem a devida assessoria.

Por isso, a Suno Research oferece o serviço de acompanhamento para os seus clientes.

Deste modo, eles podem receber orientação quanto às ações e investimentos mais adequados ao seu perfil, com boa rentabilidade. Algo que apenas alguém com experiência e conhecimento no setor pode oferecer.

Por isso, antes de decidir pela aplicação em fundo alavancado, o recomendável é sempre reavaliar os seus objetivos financeira e relacionar o investimento com o risco que ele agrega.

ACESSO RÁPIDO
    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    3 comentários

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Alvaro 28 de janeiro de 2020
      Pelo visto o fundo alavancando, é uma roleta russa, trás a sorte nos dedos de quem autorizou e do gestor. Sendo que esse gestor em nenhum momento seria responsável por eventual perda do aplicador. É o famoso pagar pra ver os resultados.Responder
    • Danilo 19 de maio de 2020
      Na prática como é feita a alavancagem do fundo, através de empréstimos ?Responder
    • Alexandre 10 de junho de 2020
      Desculpe, eu ainda não entendi o que é um Fundo Alavancado, vc disse que o fundo investe além do seu Capital, como é isso, "além do Capital Próprio", vc quer dizer que o Fundo então faz um empréstimo junto a uma instituição financeira e aplica esse empréstimo? Lógico,fornecendo uma garantia a esta instituição? Por isso o risco? Se a aplicação não der muito certo, digo muito porque ela terá que render bem mais, pois além de pagar o empréstimo ela terá que remunerar a contento o Fundo? Não entendi mesmo, estou supondo isso porque vc disse que é um capital aplicado além do capital do Fundo.Responder