Acesso Rápido

    Entendendo a flutuação na bolsa de valores e na economia

    Entendendo a flutuação na bolsa de valores e na economia

    Na economia, termos como a volatilidade e a flutuação têm imensa importância no entendimento do sistema em que vivemos.

    Por isso, é fundamental a compreensão do que é e como funciona a flutuação na economia, assim como no mercado financeiro.

    O que é flutuação?

    Na economia, o significado de flutuação reflete as oscilações e variações intrínsecas do ambiente econômico e financeiro.

    Quando falamos de flutuação econômica, normalmente, as discussões envolvidas são sobre a volatilidade na bolsa de valores e/ou a flutuação cambial, extremamente fundamental para a compreensão da dinâmica da economia internacional.

    E-book: Comece a Investir na Bolsa

    Comece a investir! Saiba tudo que você precisa saber para dar os seus primeiros passos na Bolsa com o nosso Manual Gratuito do Investidor Iniciante!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    O entendimento das flutuações, na bolsa de valores, é fundamental para que o investidor aprenda a lidar com a volatilidade inerente do mercado.

    Além disso, a compreensão da flutuação cambial é essencial para o entendimento do impacto das variações nas moedas estrangeiras e as suas consequências macroeconômicas.

    Todo esse conhecimento sobre a volatilidade e a flutuação é de grande importância, sobretudo para o investidor. Quer ter mais base econômica para investir bem? Então baixe o Ebook Economia Para Investidores da Suno Research.

    As flutuações na bolsa de valores

    O free float é fundamental para a compreensão e o funcionamento do mercado acionário na bolsa. Isso porque, um número finito de ações de uma companhia é disponibilizado para serem negociadas livremente entre os investidores.

    É justamente a partir disso que os preços de negociações dos ativos são formados. Quanto maior a procura por determinada ação, dado o número limitado de papéis disponíveis no mercado, maior será a cotação de mercado da ação.

    Contudo, uma ótima informação pode ser extraída através da análise da volatilidade e da flutuação da bolsa de valores.  

    Normalmente, quanto maiores as flutuações dos ativos, é possível deduzir que maior é o volume de negociação do ativo em questão.

    Flutuação na taxa de câmbio

    Por outro lado, nos estudos da ciência econômica, o termo flutuação frequentemente é utilizado para se referenciar as oscilações na taxa de câmbio.

    No século passado, por exemplo, era muito comum que os países determinassem uma taxa de câmbio fixa, ou seja, atrelarem o valor da moeda doméstica ao valor de uma moeda estrangeira.

    Contudo, por conta de uma falta de controle da macroeconomia doméstica resultante do câmbio fixo, os países passaram a adotar políticas de flutuação na taxa de câmbio, conhecido como a política de câmbio flutuante.

    Ou seja, através do mercado de câmbio (de moedas estrangeiras), o valor da moeda de um país estrangeiro, assim como o acumulo nacional de reservas estrangeiras, têm impacto sobre o valor e, consequentemente, dos preços domésticos.

    Mas, nem todos os países adota uma política de um câmbio integralmente flutuante. No Brasil, por exemplo, a política cambial adotada é conhecido dentro da teoria econômica como as flutuações sujas.

    Basicamente, em uma política de flutuações sujas, banda cambias são estabelecidas. Em outras palavras, limites de mínimo e máximo são determinados pelo Banco Central para atender a planejamentos monetários e econômicos nacionais.

    Para manter o câmbio dentro do patamar aceitável determinado pela autoridade monetária, o Banco Central pode atuar diretamente comprando ou vendendo moeda estrangeira (na maioria das vezes o Dólar), para assim controlar as reservas monetárias internacionais e, por consequência, controlar o valor da moeda doméstica (o Real).

    Esse artigo te ajudou a entender melhor sobre a flutuação na bolsa de valores e na economia? Deixe dúvidas e possíveis comentários no espaço abaixo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *