Por: Tiago Reis

Financiamento empresarial: a estratégia que pode alavancar um negócio

Após um empreendedor tomar a decisão de abrir um negócio, é necessário antes disso, que ele faça uma série de coisas, dentre elas: realizar uma análise de viabilidade econômica da empresa, montar um plano de negócios e por fim, definir de onde vem o capital necessário para montar esse empreendimento, a partir daí é que se analisa a necessidade de um financiamento empresarial.

O financiamento empresarial é o capital demandado pelas empresas com o objetivo de obter os recursos necessários para que as mesmas consigam realizar seus investimentos em capital de giro e Capex (investimentos em ativos físicos e intangíveis).

As empresas na prática possuem particularidades bastante únicas quanto a necessidade de capital para tocar os seus negócios, saber exatamente qual o grau dessa demanda é o que deixa o empreendedor relativamente preparado para fazer um bom planejamento empresarial.

Onde conseguir financiamento empresarial?

A maioria dos bancos estatais trabalha com linhas de financiamentos para implantação de novos negócios, especialmente aqueles voltados para o capital de giro e investimento fixo.

Porém, o acesso a essa linha de financiamento para aqueles que estão começando não é tão fácil quanto parece ser. Na prática, os bancos têm uma postura muito mais conservadora quando uma companhia não possui um histórico empreendedor de boa alocação de capital. Consequentemente, a avaliação de risco desse financiamento fica totalmente imprecisa.

Para solucionar esse problema o governo criou um programa chamado Proger (Programa de Geração de Empregos e Renda), que é constituído por um conjunto de linhas especiais de crédito, oferecidos pelos canais do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, com o objetivo de financiar aqueles que querem investir no crescimento do seu negócio.

Dicas para aqueles que estão em busca de um financiamento                     

– Um empréstimo deve sempre ser utilizado para a finalidade pelo qual foi requerido. Ou seja, para financiar o capital de giro, investimentos, ou os dois.

Muitas empresas, sobretudo as iniciantes, se atrapalham no seu plano estratégico de alocação de recursos, fato que pode muito bem colocar uma empresa em dificuldades financeiras quando o pagamento do empréstimo for exigido.

– Nunca pegue um empréstimo do qual os juros são maiores do que a rentabilidade interna do negócio. Acontece que os juros praticados no Brasil exigem que os negócios tenham elevadíssimas rentabilidades sobre o capital investido para que as empresas se tornem viáveis em nosso país.

– Geralmente os bancos oferecem pacotes de produtos financeiros que complementam o serviço de empréstimo para os seus clientes. Para isso, é importante que o empresário tenha consciência dos custos adicionais desses serviços além de não permitir que esses pacotes condicionem a concessão do empréstimo demandado.

– Nunca deixe de incluir nos custos dos empréstimos, as tarifas e os tributos que incidem direta ou indiretamente sobre o crédito, como por exemplo, o imposto sobre operações de crédito e câmbio e seguros (IOF).

Lembrar-se de ir preparado já sabendo de muitas das opções e condições de financiamento empresarial oferecidas por um banco reduz as dificuldades na negociação do empréstimo, ajudando até na comparação entre as melhores alternativas disponíveis no mercado.

 

 

 

 

 

Tiago Reis

Formado em administração de empresas pela FGV, com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, foi sócio-fundador da Set Investimentos e é fundador da Suno Research.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

194 artigos
Ações

FIIs

49 artigos
FIIs

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Bufeett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!

Suno Black

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para se tornar Suno Black e ter acesso a todas as nossas assinaturas em 1 único plano!

Suno Black

tudo.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Aproveite os últimos dias para garantir a sua assinatura Suno Black e ter acesso a todo o conteúdo exclusivo Suno, com somente 1 assinatura!