financiamento de veículo
Por: Gabriela Mosmann

Financiamento de veículos vale a pena? Saiba como funciona

O automóvel é um dos bens mais cobiçados pelos brasileiros. Mas, como nem todos têm dinheiro para comprar um bem deste porte, as empresas trabalham com o financiamento de veículos.

Entretanto, é importante entender o financiamento de veículos do ponto de vista do planejamento financeiro do consumidor.

O que é financiamento de veículos?

Financiamento de veículos é quando o contribuinte compra, diretamente com o banco, o carro ou moto desejada, com a vantagem de pagar por ele de forma parcelada. Há algumas modalidades deste serviço no mercado, mas na maioria deles há a incidência de juros e taxas.

É importante não confundir o financiamento de carros com a compra parcelada feita diretamente com a concessionária. No caso do financiamento, a compra do veículo desejado é feita diretamente pelo banco. Ainda que o tenha escolhido em uma revendedora parceira da instituição. E isso pode ser feito para compra de carros, motos, caminhões e até tratores.

Planilha de Controle de Gastos

Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

Financiamento de novos e semi-novos

A possibilidade de financiamento de moto ou carro não vale apenas para os veículos novos, sendo aplicados também para os usados.

Mas, em alguns bancos, eles só poderão ser financiados se tiverem até 10 anos de fabricação. Outros aceitam veículos de até 12 anos. Se for uma moto, o tempo cai para cinco anos de fabricação.

Os veículos usados costumam ter um preço mais em conta do que as versões zero quilômetro. Mas, dificilmente o valor total pago pelo veículo será igual ao da Tabela Fipe.

Justamente porque será preciso considerar os juros e taxas de financiamento de veículos aplicados pelo banco responsável pela sua compra. Isso sem falar no IOF, que também afeta o Custo Efetivo Total (CET) do bem.

Com isso, a aquisição tende a ficar mais cara do que se fosse feito um pagamento a vista. Por isso, é importante recorrer a um simulador antes de fechar o contrato para saber se esta compra realmente vale a pena. Até porque, em alguns casos, paga-se o valor de dois carros por apenas um.

Quer controlar melhorar suas finanças? Baixe a planilha da Vida Financeira da Suno.

Como o financiamento pode ser feito?

Alguns bancos possibilitam que o financiar veículos diretamente internet. Para isso, o cliente precisa informar a marca, o modelo e o ano do veículo que deseja. A partir disso, serão disponibilizadas opções de financiamento. Estas podem variar de cliente para cliente, de acordo com o seu relacionamento com o banco e crédito na praça.

No Banco do Brasil, por exemplo, é preciso já ter escolhido o carro ou moto em questão. Isso porque a empresa pede que o cliente envie uma cópia da Nota Fiscal ou do Certificado de Registro de Veículo.

Orçamento familiar

Os parcelamentos costumam ser feitos em até 60 meses para os carros. No caso das motos, este prazo pode ser menor. E nem todos os bancos aceitam financiar 100% dos veículos. Por isso, pode ser preciso dar uma entrada para a aquisição.

Mas há instituições bancárias que permitem o financiamento do carro sem entrada.

Financiar veículos vale a pena?

A verdade é que o financiamento torna a aquisição de veículos bem mais cara. Por isso, normalmente essa opção não é tão interessante.

O ideal é estabelecer uma data específica para a aquisição e, durante este período, escolher uma aplicação financeira cujo rendimento ajude o consumidor a angariar o dinheiro necessário para a compra à vista.

Nem mesmo o leasing ou o consórcio seriam tão vantajosos quanto o bom e velho à vista em dinheiro. Até porque desta forma ainda é possível pleitear um desconto maior.

Foi possível saber mais sobre financiamento de veículos? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Telegram Suno
Gabriela Mosmann

Gabriela Mosmann é analista de investimentos na Suno Research. É economista, mestre e doutoranda em Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui também certificação CNPI.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

58 artigos
FIIs
profit (1)

Planilha Gratuito

Controle
SUAS
FINANçAS

Uma planilha 100% Gratuita para ajudar você a organizar as suas finanças!

Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!