Acesso Rápido

    Finanças para casais: como administrar recursos sem conflito

    Finanças para casais: como administrar recursos sem conflito

    Viver em sociedade é um desafio, mas ingressar em um relacionamento amoroso pode ser uma missão ainda mais complexa. Unir a vida à de outra pessoa envolve diversos aspectos a serem considerados, entre elas noções básicas de finanças para casais.

    Dentro do conceito de educação financeira, o tópico de finanças para casais é bastante relevante, pois não envolve apenas os objetivos e características de um único indivíduo.

    O que são finanças para casais?

    As finanças para casais representam a forma como os indivíduos administram seu dinheiro após ingressarem em um relacionamento. Seja ele um casamento, uma união estável ou ainda um namoro no qual os envolvidos já morem juntos ou estejam planejando este passo.

    É bastante comum que uma das partes seja mais organizada nesta área do que a outra, se tornando “responsável” por decidir como administrar o dinheiro no casamento.

    Planilha de Controle de Gastos

    Não perca o controle das suas finanças! Baixe nossa planilha gratuita de controle de gastos e organize melhor toda a sua vida financeira!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Mas é importante que ambos acompanhem o que está acontecendo com o seu dinheiro. Esta organização variará de acordo com o acordo do casal.

    Há quem considere o total dos recursos obtidos pelos dois como pertencente a ambos. Mas há quem prefira apenas dividir as despesas, cabendo a cada um cuidar do seu próprio dinheiro, após o pagamento das contas.

    Esta divisão de despesas também dependerá do acordo existente entre o casal. O mais comum é que a divisão das despesas seja feita por igual entre as duas partes.

    Porém, algumas pessoas preferem fazer uma divisão proporcional ao que cada um ganha. Assim, os gastos em conjunto não prejudicarão aquele que ganha menos.

    É importante salientar que tudo isso precisa ser estabelecido antes mesmo de o casal ir, de fato, morar junto. Esta conversa de casal precisa ser clara, inclusive acerca das expectativas e objetivos de cada um.

    Justamente para não gerar conflitos por questões financeiras, algo bastante comum tanto em novos relacionamentos quanto aqueles com maior duração. Logo, isto está entre as dicas para casais viverem bem.

    Infidelidade financeira

    Relacionamento demanda confiança e transparência para se manter de forma saudável. E isso vale também para a parte financeira do casal, que acaba afetando diversas outras áreas da vida de cada um dos envolvidos.

    É importante que ambos conheçam a situação do seu parceiro, tanto ganhos quanto dívidas. Ainda mais se a ideia é organizar este aspecto de forma eficiente. Débitos escondidos podem acabar com a saúde financeira, não apenas do indivíduo, mas do casal.

    Vale lembrar que esconder informações como dívidas adquiridas e compras de grandes valores do parceiro é tido como infidelidade financeira e pode levar a um divórcio turbulento.

    Como organizar as finanças para casais?

    Qualquer estudo sobre finanças no casamento mostra que é preciso ter um planejamento financeiro para administrar bem os seus recursos.

    Após levantar os ganhos e gastos fixos, é preciso entender o quanto das finanças do casal ele ocupa e o quanto fica disponível. A partir daí calcula-se o quanto pode ser gasto com lazer e compras supérfluas.

    Para evitar dificuldades, é importante construir uma reserva de emergência para eventuais imprevistos.

    O intuito deste dinheiro é permitir que o casal consiga se manter por, pelo menos, seis meses caso ambos fiquem desempregados. Mas a reserva pode ser ainda maior, a depender do interesse dos envolvidos.

    Também deve-se reservar parte do dinheiro para objetivos em comum, como a aquisição de uma casa, carro ou mesmo para uma viagem bastante sonhada pelos dois.

    O ideal é que um ofereça suporte ao outro, uma vez que é fácil perder o foco quando não se está habituado a ter uma vida financeira regrada. Mas isso de forma amistosa, sem brigas desnecessárias.

    Afinal, o objetivo das dicas para casais é possibilitar uma convivência mais saudável e agradável para ambos.

    Foi possível saber mais sobre finanças para casais? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

    Gabriela Mosmann
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *