Fiikipedia

Fiikipedia: valorize quem cuida do seu patrimônio

By 18 de dezembro de 2018 No Comments

Nesta semana, optei por antecipar a publicação do Fiikipedia, visto que, por motivos particulares, não conseguirei fazer a nossa tradicional Live na quinta-feira. Por outro lado, fui convidado hoje (18/dez), para participar de uma Live no canal EuQueroInvestir.com às 19h. Logo na sequência, às 21h, farei uma outra Live com o Tiago Reis (#SunoResponde), em nosso próprio canal, para que possamos encerrar 2018 juntos.

Seguem os links abaixo:

LIVE – EU QUERO INVESTIR (18/dez às 19h)

LIVE – SUNO RESPONDE (18/dez às 21h)

Gostaria de trazer uma mensagem, neste final de ano, para que vocês possam refletir e, claro, ilustrar um pouco mais sobre um dos mais importantes critérios para selecionar fundos imobiliários para suas carteiras. Nada complexo – tentarei fazer com que a leitura seja leve e objetiva.

Não é uma tarefa fácil estruturar uma carteira de fundos imobiliários.  Imagino que, por algumas vezes, vocês já tenham comprado alguns ativos e vendido em seguida, seja por desgosto ou frustação.

Por que isso acontece?

Não há resposta única.

Estou neste mercado há vários anos e a primeira conclusão a que cheguei é que não existem fundos imobiliários “perfeitos”, seja por algum ativo interno, algum locatário ou mesmo uma derrapagem do gestor.

Com base nisto, quero compartilhar uma das minhas experiências em relação aos Gestores. Como sempre, procuro fazer saudáveis provocações a fim de despertar em vocês a importância de serem cada vez mais diligentes com seus investimentos.

Os Gestores são importantes para nossas escolhas. É fato. Ter um relacionamento próximo é, a meu ver, um dos principais critérios de VALOR para manter uma carteira saudável pelo maior tempo possível. Não compre ou venda às cegas – tudo se encaixará naturalmente ao seu perfil e aos seus critérios.

Você teria um bom apartamento administrado por uma imobiliária que não lhe passa as devidas informações, seja sobre manutenções, atrasos e outras necessidades? Creio que não.

Muitos cotistas não se aproximam dos Gestores por entenderem que eles são obrigados a dar informações 24 horas por dia, 7 dias por semana. De fato, há uma regulamentação própria, especialmente quando há um Fato Relevante que possa impactar o resultado do fundo.

No entanto, algumas informações são omitidas por questões jurídicas ou estratégicas, isto é, em proteção ao próprio cotista, até para que se preserve a linearidade (simetria) dos dados.

Por vezes, o cotista se sente isolado, porém, não faz nenhum movimento no sentido de se aproximar – lembre que há fundos imobiliários com dezenas de milhares de cotistas.

Muitas vezes, o início do relacionamento deverá partir de você.

Pense nisto.

Ligue, converse, faça conferências. Troque ideias. Bata um simples papo de vez em quando. Mande e-mail sobre algum tema que ache interessante. Estreite o relacionamento!

Voltando ao tema central do nosso artigo: alguns podem achar que este relacionamento não seja tão importante assim, e que o que vale é a renda entrando no bolso e o preço pago pela cota.

Bom, aí é uma questão de perfil. Entendo que um investidor, especialmente em fase de acumulação, é um “comprador de cotas” e quanto mais informações tiver, mais confortável será a decisão.

Eu costumo “brincar” com a seguinte frase: Todo investidor de FII tem um problema todo mês – comprar mais cotas.

Em resumo: minha mensagem, neste fim de ano, é que os critérios de VALOR devem ser criados por você, mais ninguém. Este processo demora um pouco para se consolidar, mas será perene. Os laços se fortalecem – a segurança para se colocar uma “Ordem no Home Broker” aumenta e a oscilação com o preço da cota diminui.

Um ótimo Natal e um excelente 2019.  Bons investimentos a todos vocês. Estaremos juntos novamente no dia 10 de janeiro.

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Compartilhe a sua opinião
Marcos Baroni

Marcos Baroni

Marcos Baroni, professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.