Acesso Rápido

    Pandemia do Conhecimento

    Pandemia do Conhecimento

    Ontem à noite realizei uma Live em meu canal no Youtube com o Rafael Vieira, gestor da VBI Real Estate. No entanto, o objetivo não foi falar do fundo de fundos que eles possuem na gestora, mas trazer um retrato do atual contexto e perspectivas para os FOFs no Brasil. Foi uma conversa muito produtiva. Confira abaixo:

    Live:

    Começo o artigo com um relato que recebi nesta semana:

    GRATIDÃO

    “Meu nome é José, tenho 56 anos, sou médico há 32 anos e do tempo dos ótimos lucros vindos dos investimentos em renda fixa. Tudo mudou e nos primeiros dias de 2020, migrei grande parte dos meus recursos financeiros da Renda Fixa para os FIIs, pois a experiência com imóveis me aproximava melhor deles. A gerente de meu banco incentivou-me a investir, mas somente naqueles FIIs que pagavam os dividendos mais altos do mercado, sem levar em conta os fundamentos. Em janeiro, tive a felicidade de conhecer o trabalho do professor Baroni e passei a seguir suas orientações e a questionar a escolha malsucedida que fizera. Comecei a estudar o farto material produzido pela Suno Research. Meu perfil de investidor é o de longo prazo, isto é, para aposentadoria. Montei minha carteira personalizada pela SUNO com 30% em ações, 50% em FIIs e 20% em Renda Fixa. E o que chegou a ser um “prejuízo” enorme, daria para comprar um apartamento de luxo em pouco tempo, tornou-se, hoje, em um pequeno ” prejuízo”. Melhor ainda: aprendi a estudar, conhecer, ter paciência e manter a esperança! O professor Baroni é sensacional como profissional e como pessoa. Nesse período, ele atendeu todas as minhas solicitações de ajuda, mesmo sem me conhecer e se dispôs a esclarecer dúvidas em meio ao vendaval que ameaçava varrer não somente nossas finanças, mas nossas mentes. Nota mil ao professor Baroni e minha gratidão”.

    E-book: 10 Perguntas e Respostas sobre o IR na Bolsa

    Chega de dúvidas! Conheça a resposta das 10 perguntas mais comuns dos investidores sobre o Imposto de Renda na Bolsa de Valores.

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Pois bem, o artigo de hoje é um pouco diferente do que estou habituado a escrever aqui. Recebi esta mensagem (acima) do José, onde reforça, cada vez mais, a importância de criarmos, neste momento, uma “Pandemia do Conhecimento” entre amigos, familiares, colegas de trabalho, enfim, todos que estejam à sua volta com sede de aprender.

    Na verdade, desde “Adão e Eva”, temos um déficit gigante de educação financeira em nosso país. Apesar da crise sanitária e econômica, há um cenário consolidado de juros baixos e inflação sob controle, portanto, é natural que os investidores busquem alocar capital em ativos mais estruturados, dentre eles, os fundos imobiliários.

    Por outro lado, o momento gera insegurança e desconforto. É natural que as incertezas e a baixa visibilidade nos deixem petrificados. A única blindagem é o conhecimento.

    Crie uma “Pandemia do Conhecimento”, contagiando todos à sua volta. Estude, aprenda, tire dúvidas, mas, entenda, que sua maior missão, é também levar conhecimento às pessoas. Leve do seu jeito, da intensidade que achar melhor, mas faça.

    Em uma crise, algumas pessoas doam cestas básicas, cobertores e medicamentos, mas também podemos doar conhecimento – é mais uma forma de construirmos um mundo melhor. Contem sempre comigo!

    Marcos Baroni
    Compartilhe sua opinião
    Nenhum comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *