Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: OS INVESTIMENTOS DEVEM TE TRAZER TRANQUILIDADE

O artigo de hoje foi escrito por dois grandes amigos – OTMAR SCHNEIDER e HELON FLORINDO. Eles são os idealizadores do Canal no Youtube FIIQUE TRANQUILO. Aproveitem a leitura e esperamos por vocês em nossa Live hoje à noite onde trataremos de temas importantes para o desenvolvimento do investidor ao longo de uma vida previdenciária.

LIVE – SUNO RESPONDE (15/08/2019 às 21h)


Hoje tivemos a honra e a responsabilidade de escrever o artigo do Fiikipedia da semana. Honra porque o Fiikipedia é uma mídia de densas e importantes informações ao investidor de FIIs. Responsabilidade porque quem escreve neste canal é o Prof. Baroni, um professor com um profundo conhecimento no assunto e um ser humano excepcional, extraordinário. Um grande amigo. Desde o início o Fiikipedia teve a missão de ser uma espécie de enciclopédia dos FIIs, contendo os mais diversos assuntos de interesse do investidor. Uma enciclopédia escrita semanalmente, com muito carinho. Hoje teremos a oportunidade de dar nossa humilde contribuição para esse grandioso projeto!!

Bom, para começar, vamos nos apresentar. Somos o OTMAR e o HELON e temos um projeto educacional na área de Fundos Imobiliários chamado FIIque Tranquilo. Esse nome surgiu de uma forma muito natural, em um Café no meio de uma tarde ensolarada, na capital do país.

A exemplo do nome do nosso canal – que também possui um blog e conta no Instagram – sempre buscamos tranquilidade em nossas vidas. Seja na área financeira, na vida pessoal ou profissional. Oficiais do Corpo de Bombeiros por quase 30 anos na ativa, casados, com filhos. Vidas alheias e riquezas salvar. Esse foi o lema a ser seguido.

Tivemos a oportunidade de estudar Administração Corporativa e Gestão Estratégica quando na ativa. E fomos professores nesta instituição por mais de 20 anos. Desempenhamos funções muito variadas, de engenheiro a piloto de aeronaves. Tudo devemos a esta instituição maravilhosa, que muito nos ensinou!

A função do bombeiro veterano é ensinar o bombeiro novato a profissão e, um dia, a ser um bombeiro veterano. Em uma profissão em que os riscos e desafios são diários, chegar ao final da carreira com saúde e se sentir útil por ter contribuído na formação da geração futura, é muito recompensador.

O que isto tem a ver com o mercado financeiro? Tudo!

Ao longo de nossas vidas tivemos experiências bem diferentes, mas todas enriquecedoras.

Agora, já veteranos e de coturnos pendurados, encontramos na tecnologia mais uma sala de aula na qual podemos contribuir para as próximas gerações de investidores, incluindo aí nossos filhos, irmãos, amigos e parentes. Começou assim, de forma despretensiosa, no intuito de deixar um legado para aqueles que são próximos. Mas, para nossa felicidade, o canal cresceu…

O objetivo do Canal Fiique Tranquilo, além apresentar informações de qualidade, é trazer uma reflexão aos investidores da devida importância dos investimentos em sua vida. É sobre a busca do equilíbrio entre o tempo despendido para a construção/acompanhamento do patrimônio e da sua vida como um todo. Afinal, a virtude está no meio.

Procuramos atingir pessoas que estejam nas mais diversas fases da vida, e que tenham despertado o interesse de mudança de sua condição atual. O conteúdo aborda temas para ajudar quem precisa sair do endividamento, atingir o equilíbrio das suas contas, começar seus investimentos e, caso queira, aprofundar os conhecimentos para tornar-se um investidor profissional ou um empreendedor.

Em nossa opinião, vemos a poupança e os investimentos como uma importante ferramenta para a construção de uma carteira previdenciária. Esta carteira previdenciária não é apenas para a velhice, pode ser usufruída sim ao longo da vida. E ela começa pelo conhecimento…

Investindo em Fundos Imobiliários

Um investidor é uma pessoa que lê muito. Que investe principalmente em sua formação. O início de tudo é a educação. O investidor atento e culto sabia que o Brasil foi, por muito tempo, o país da renda fixa, pois tinha juros muito elevados comparado com outros países mais desenvolvidos. Em 20 anos do Plano Real (1994-2014) o CDI bateu o Ibovespa por 3.187% x 1.287% (Fonte: Economática e O Estadão). Assim, durante esta época que vivenciamos, a renda fixa era um excelente investimento.

Hoje estamos em outra realidade, com a menor taxa de juros da história do Brasil. Os tempos são outros e a busca por maiores rendimentos tem levado os investidores para a renda variável. Um país, para dar certo, deve produzir riquezas e não incentivar o rentismo por meio de taxas de juros elevadas. Produtos e serviços são a verdadeira riqueza de um país. Produzí-los é o que gera emprego, renda e desenvolvimento para uma nação. Altas taxas de juros apenas chamam capital especulativo, que vai embora assim que o vento sopra contra.

Dentre os investimentos de renda variável, os Fundos Imobiliários apresentam a característica mais desejável e fundamental para a construção da carteira previdenciária: uma renda mensal recorrente. Essa renda “extra” é importante tanto no começo dos investimentos, pois ajudam na construção do patrimônio, quanto depois do patrimônio construído, compondo a renda a ser usufruída quando você precisar ou desejar.

Outro ponto importante é a baixa volatilidade com relação às ações, pois, com menos sobressaltos, a vida do investidor fica mais tranquila.  Investir deve ser tão monótono quanto ver a grama crescer. Afinal, emoção e investimento não são coisas que devem se misturar.

Mas veja bem: Fundos Imobiliários têm características muito boas para a finalidade previdenciária mas não é a única classe de ativos que teve ter a sua atenção! Você precisa de uma reserva de emergência (em renda fixa). E precisa também de ativos que possuam maior potencial de incremento patrimonial. Ações de boas empresas e a construção de variadas fontes de renda – inclusive com empreendedorismo – vão ajudar na diversificação geral do risco do seu portfólio e no alcance mais rápido dos seus objetivos e do tão almejado sucesso financeiro.

No entanto, cabe aqui uma reflexão: a viagem para o sucesso não adianta nada, se você não tiver com quem compartilhar! Gaste seu precioso tempo com as pessoas que você ama e que estão próximas a você. Tempo é o mais precioso ativo que temos, mas é impossível comprá-lo! Você pode trocar seu tempo por dinheiro, mas jamais conseguirá fazer o inverso: comprar mais tempo de vida.

Os investimentos devem te trazer tranquilidade. Devem te auxiliar na construção de uma boa qualidade de vida e a conquistar os seus sonhos. Se estão te tirando o sono, é porque algo está errado e precisa ser revisto!

Portanto, estude, invista, diversifique e FIIque Tranquilo!!

E, por fim, lembre-se de acessar a nossa playlist no canal do Youtube, que visa mapear os principais FIIs do mercado

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

Nenhum comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Mais...
Outras Seções

Ações

202 artigos
Ações

FIIs

51 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

Série Guia Suno

3 Livros pelo preço de 1

Aprenda tudo que você precisa saber para começar a investir com a série didática de livros Guia Suno