Por: Marcos Baroni

Fiikipedia: O que é o IFIX e como este índice é importante para os meus investimentos

Nesta semana, teremos uma Live muito importante para que todos possam entender melhor a dinâmica dos ativos reais frente aos fundos imobiliários. Vamos bater um papo com CARLOS PACHECO. Será imperdível!

Ele é economista pela FEA-USP, membro do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e Diretor Comercial de escritórios e investimentos imobiliários na Binswanger Brazil. Com 15 anos de experiência no mercado imobiliário corporativo, período em que liderou a expressiva soma de aproximadamente 2 bilhões de reais em transações imobiliárias.

Link Direto para a Live – 25 de outubro de 2018 às 21h

Antes de tudo, é importante verificar o que podemos encontrar como referência no próprio website da B3:

  • Apresentação: O IFIX é o resultado de uma carteira teórica de ativos, elaborada de acordo com critérios estabelecidos nesta metodologia.
  • Objetivo: ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.
  • Tipo de índice: é um índice de retorno total, portanto, considera-se o rendimento pago pelos fundos e suas respectivas valorizações (ou não).
  • Ativos elegíveis: é composto pelas cotas de FIIs listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

Entendo que ainda pode parecer muito complexo, mas entenda que o IFIX procura sintetizar os principais fundos do mercado, ponderados por diversos critérios, dentre eles patrimônio e liquidez.

Segundo boletim publicado, referente à carteira ponderada do IFIX em setembro/18, temos hoje 83 fundos que compõe este índice, conforme pode ser observado na tabela abaixo.

No entanto, é prudente considerar que uma carteira diversificada de fundos imobiliários, via de regra, possue entre 15 e 20 fundos.

Vejamos, então, quais são os primeiros 10 fundos presentes no IFIX. Na próxima semana, daremos sequência falando um pouco mais sobre os outros 10 fundos da lista.

  1. KNCR – o maior fundo do mercado é um clássico fundo de CRIs, com forte aderência ao CDI. Veja o peso de 11%, o que é bem relevante frente a seus pares, ficando praticamente o dobro em relação ao 2º colocado.
  2. KNRI – fundo mesclado entre ativos logísticos e corporativos, com bom histórico de ocupação, apesar de toda a crise aguda que tivemos no passado recente.
  3. BBPO – fundo mesclado entre ativos corporativos e agências bancárias locadas para o Banco do Brasil. Este é um dos fundos no mercado com maior dispersão geográfica no Brasil face à sua presença em diversas cidades.
  4. KNIP – fundo de CRI com aderência a papéis que estejam indexados pela inflação, predominantemente IPCA.
  5. BRCR – fundo com foco em escritórios localizados no eixo Rio/SP. Este FII veio passando por mudanças relevantes, nos últimos anos, no sentido de adequar o portfólio frente às expectativas do mercado / cotistas.
  6. HGBS – maior fundo de shoppings centers, com participação em 8 ativos, incluindo um Outlet.
  7. HGLG – fundo logístico que cresceu bastante em 2018, após uma emissão de cotas, e que vem agora buscando maior proteção com contratos atípicos nas aquisições.
  8. ABCP – fundo de shopping mono ativo localizado em Santo André (Grande ABC). Este FII possui um excelente histórico frente a seus pares.
  9. HGRE – fundo de lajes comerciais que, no passado, teve ativos de outras naturezas, inclusive faculdade, mas agora vem buscando uma nova identidade. Cabe lembrar que há ainda uma propriedade logística no portfólio.
  10. JSRE – fundo multi estratégia do Banco Safra que busca aproveitar as oportunidades do mercado. Este FII pode ser considerado um FOF (Fundo de Fundos), visto que tem propriedades físicas, CRIs, FIIs e LCIs no portfólio.

Aos poucos, estamos mapeando todo o mercado de fundos imobiliários no Brasil, com vídeos curtos que possam oferecer aos investidores, especialmente aos iniciantes, uma apresentação.

Claro, não é indicação de compra ou venda, mas uma forma sintética de mostrar a importância de conhecer os fundos antes de começar a investir.

Em tempo, ainda não fizemos de todos os principais fundos do IFIX, mas, até o final do ano é ao longo das próximas semanas, teremos mapeado todos eles.

De toda forma, já temos vídeos dos 10 primeiros.

Acesse a nossa playlist no Youtube

A seguir, a tabela completa de todos os 83 fundos que compõem o IFIX.

Lembramos, mais uma vez, que, na próxima semana, falaremos um pouco mais sobre os outros 10 fundos da lista do IFIX.

Na sequência, ao final da trilogia, farei algumas comparações entre o retorno de alguns FIIs com o IFIX, até para que possamos avaliar se é mesmo importante ter uma diversificação seletiva ao escolher os seus fundos imobiliários.

Continuem acompanhando.

ESPERO POR VOCÊ!

Participe de nossas Lives, no Canal do Youtube da Suno Research, sobre Fundos Imobiliários às quintas-feiras às 21h e aproveite para tirar ainda mais dúvidas sxobre tudo que foi abordado neste artigo.

Além disso, temos Relatórios e Radares bem completos que são publicados semanalmente, trazendo destaques dos principais Fundos Imobiliários negociados no mercado brasileiro.

Marcos Baroni

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos. Graduado na área de Tecnologia da Informação e pós-graduado em Educação, investe no mercado financeiro desde o início de sua carreira e há 10 anos leva conhecimento por várias cidades do Brasil sobre como conquistar a Independência Financeira.

2 comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • gabriel tanaka kouri 28 de novembro de 2019

    muito bom

    Responder
    • Suno Research 28 de novembro de 2019

      Obrigado!

      Responder
Leia Mais...
Outras Seções

Ações

207 artigos
Ações

FIIs

54 artigos
FIIs

eBook GratuitO

Investindo em

Fundos
Imobiliários

Descubra como receber dividendos mensais dos melhores imóveis do Brasil

%d blogueiros gostam disto: